Por: Fábio Luiz
Em um mercado competitivo como o atual, ter seu produto com a atenção dos consumidores é a chave para ganhar espaço entre tantas outras empresas do ramo, se destacar, ter visibilidade, este é o tipo de coisa que sempre escutamos, é quase como um texto pronto, que usamos para responder perguntas do tipo “como aumentar o faturamento?”, “como crescer?”, “como ter uma empresa de sucesso?”, entre outras.
Porém, quando pensamos em como gerar esse destaque, pensamos logo no preço, com um custo menor o cliente colocará o produto no carrinho do supermercado, isso irá aumentar as vendas da empresa vendas e consequentemente o lucro certo? Bem, nem sempre, e se houvesse uma forma do cliente comprar o produto a um preço maior, e sem tirar o sorriso do rosto? Isso é possível a partir do momento em que não se vende preço, se vende valor!
Para traçar um plano do que fazer para agregar valor ao seu produto, responda uma pergunta simples: “fora o preço, por que o cliente compraria seu produto e não o da concorrência?” Com a resposta em mente, analise cada tópico abaixo e mantenha a mente aberta para mudanças na sua empresa!
Seu produto terá sérios problemas de vendas se o cliente não se sentir atraído por ele, a impressão visual é o principal gatilho para que alguém que nunca experimentou o produto antes o compre, uma embalagem atrativa, com um rótulo chamativo, contendo todas as informações necessárias, como tabela nutricional, lote e validade tem um grande impacto na decisão final do comprador, a profissionalidade do produto passa a sensação de segurança para o consumidor.
Digamos que seu produto seja uma geleia feita com morangos orgânicos, e a produção segue um rigoroso controle higiênico-sanitário, como você espera que isso interfira em suas vendas se o consumidor não tem conhecimento que o estabelecimento segue as boas práticas de fabricação e a matéria prima é de qualidade? Portanto, seja totalmente transparente na embalagem do produto, selos de qualidade certificam o cliente de que ele está levando para casa um produto premium, e claro, este diferencial vem com um valor.
Já pensou em quais são as dificuldades do seu cliente? Um produto que ajuda a resolver um problema comum pode criar uma legião de clientes fiéis, por exemplo as restrições alimentares: um iogurte sem lactose, um sorvete reduzido de gorduras, ou um snack rico em proteínas, qual o valor de um pão sem glúten para um celíaco ou de uma geleia sem açúcar para um diabético? Ou se não, produtos de fácil preparo, por exemplo uma embalagem de cogumelo shitake que possa ser levada ao micro-ondas, todos estes exemplos ajudam em uma dificuldade do cliente, o que agrega muito valor ao produto, e faz com que ele invista alguns reais a mais para poder comer um alimento que entre em sua dieta restrita ou que seja mais prático.
Entenda que o produto que é vendido pelo seu valor não é para todos, existem pessoas que não tem o perfil financeiro para adquirir o seu produto, existem pessoas que simplesmente tem prazer em pagar pouco, e não importa o quanto você gere valor, ela ainda prefere aquele mais barato, isso não é um problema, o produto não precisa ser vendido para todos, o produto deve ser vendido para quem gera lucro! Fornecer uma experiência de consumo ao invés de um simples produto é a verdadeira chave para o sucesso, e uma vez que seu cliente se surpreende positivamente, o crescimento do negócio acontece de forma orgânica.