Por: Vanessa Eiko Kawasaki
“Ser hoje melhor que ontem e amanhã melhor do que hoje”
A filosofia Kaizen (“mudança para melhor”, traduzido do japonês) pode ser vista como um processo de melhoria contínua e gradual, que pode ser aplicado tanto na vida pessoal quanto social ou no contexto profissional. A execução correta desta filosofia significa a humanização do ambiente de trabalho, eliminando o trabalho duro, permitindo a todos realizarem experimentos, o que permite que sejam identificados e eliminados desperdícios.
De origem japonesa, o termo é composto pela junção das palabras kai (sinônimo de mudança) e zen, palavra associada á virtude, melhoria e bondade. A metodologia visa uma “mudança para melhor” para a empresa crescer gradualmente, tanto no quesito do equilíbrio dos grandes pilares do desenvolvimento corporativo: produção com economia e o menor número possível de riscos e disperdícios, quanto na cultura participativa dos funcionários.
É um programa de melhoramento contínuo baseado no trabalho em equipe e na utilização das habilidades e conhecimentos do pessoal envolvido. Nele, forma-se uma equipe, com o intuito de implementar o trabalho em uma semana, geralmente 5 dias úteis. É literalmente fomentar a criatividade antes de gastar dinheiro, pensar em todo o planejamento antes de sair fazendo.
A empresa pode se beneficiar grandiosamente dos resultados promovidos pelo método, como:
Acessibilidade, uma vez que trata-se de um investimento de baixo custo; desenvolvimento humano, pois o método envolve a disciplina e organização no foco produtivo; e a colaboração, visto que a metodologia kaizen gera uma cultura colaborativa na empresa o que significa menos estresse, conflitos e vaidade que prejudicam o fluxo de trabalho.
De modo direto o Kaizen é baseado em um conjunto de práticas que deve ser aplicado nas “engrenagens” do negócio, envolvendo funcionários e a diretoria. O propósito dessa metodologia é otimizar a produtividade, reduzir os custos das operações e, consequentemente, aumentar a lucratividade.
Os focos do Kaizen devem ser aquelas atividades que terão alto impacto nos resultados com o menor esforço possível sendo o planejamento a plavra-chave para a ordem, organização e execução dessas idéias.
De maneira geral, o Kaizen segue um formato padronizado, obedecendo ao ciclo PDCA para a resolução de problemas:
O método Kaizen está se tornando cada vez mais popular, pois quanto mais o mercado fica competitivo, mais as empresas buscam soluções, como a metodologia Seis Sigma e o Lean Manufacturing, para se destacar. Ao adotar o Kaizen em conjunto com esses sistemas, e claro, com um sistema de gestão da qualidade, os resultados tendem a melhorar exponencialmente!