Por: Guilherme Nascimento
Usualmente quando temos um negócio e precisamos trabalhar com alimentos resfriados ou congelados, normalmente acabamos por recorrer a câmaras frias já prontas e que existem no mercado por facilitar o processo de aquisição. Mas e quando temos o espaço para construir uma? Quais são os passos para conseguir dimensionar uma câmara fria? Vamos expor aqui o que é necessário para pensar no dimensionamento de câmara fria, trabalho este, que a EMPEA Consultoria já realizou.
Normalmente algumas variáveis são imprescindíveis levando em consideração a construção da câmara fria. Como a quantidade de produto a ser armazenado, a circulação de pessoas nesse ambiente e o espaço tomado por prateleiras ou palletes, pensando na sua altura e se for necessário empilhamento. Sabendo-se o volume necessário que será preciso conseguimos dimensionar o tamanho que precisaríamos para suprir tal necessidade. Mas como eu disse inicialmente, caso já se tenha o espaço de uma câmara fria, será preciso realizar o processo inverso, saber quanto de volume caberia neste espaço, fazer a distribuição das prateleiras, levando em consideração as variáveis de dimensionamento e aí sim dar o valor em quantidade de produto que caberia na área que temos.
Outras considerações a serem feitas são o espaço que é preciso para ventilação entre o produto que for armazenado e também um espaço considerável entre ele e a parede. Além de validar o possível espaço que uma empilhadeira teria para se mover dentro desses corredores.
Caso este espaço ainda não esteja construído os devidos cuidados para isolamento deste piso deverão ser tomados com objetivo de reduzir trocas térmicas indesejáveis, por exemplo, em uma câmara frigorífica para piso de alvenaria, precisaria antes de tudo realizar isolamento com placas de poliuretano, mas isso é definido conforme o material e a diferença de temperatura desejada. Mas o profissional responsável conseguirá pensar melhor neste isolamento baseando-se no objetivo final desta câmara, sendo para resfriamento ou congelamento do produto, além de barreiras de vapor que precisariam ter.
Câmaras pré-moldadas geralmente se destacam na sua praticidade e montagem, além de menor custo. Mas caso você já tenha um espaço e precise idealizar uma câmara fria para ele, a EMPEA pode ajudar dimensionando ela baseando-se no espaço, assim sabendo o quanto de produto você poderá armazenar e como armazená-lo, além de pensar na praticidade e em todos os outros detalhes necessários como espessura do isolamento térmico, tipo e dimensão de portas, melhores tipo de condensadores, evaporadores, etc.
1 Comentário
Excelente conteúdo de Dimensionamento de Câmaras