Por: Renata Letícia Akina Yoshii
Você é daquelas pessoas que bebem cerveja socialmente mas não sabem o que estão bebendo? Sabe quais as diferenças entre os tipos de cerveja existentes no mercado brasileiro? Conhece quais as etapas são necessárias para produzir a cerveja? Então esse é o artigo perfeito para você! Se quiser conferir, pegue uma breja, continue conosco (se você for maior de 18, claro)!
De forma breve, a cerveja é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação de cereais. O teor alcoólico varia entre 5% a 11% e seus principais ingredientes são: água, malte (cevada), outro cereal não maltado (podendo ser arroz, aveia, centeio, milho, trigo, entre outros), lúpulo (de amargor ou/e de aroma) e a levedura.
A cerveja é classificada em Larger e Ale. A cerveja tipo Larger é fermentada com leveduras que atuam em temperaturas baixas e a cerveja do tipo Ale é fermentada com leveduras que atuam em altas temperaturas, fermentando rapidamente e garante outras características sensoriais.
-Moagem do malte;
-Mosturação/Brassagem: O malte é aquecido juntamente com a água para a ativação das enzimas;
-Filtragem: Separa o mosto do bagaço do grão, além das casca;
-Fervura: Etapa onde ocorre a sanitização do mosto, eliminando qualquer agente que possa deteriorar a cerveja. Nessa etapa, é adicionado os lúpulos para dar a característica amarga ou aromática na cerveja
-Resfriamento: A cerveja precisa atingir 20ºC o mais rápido possível, para não dar possibilidade de crescer microrganismos indesejáveis, que poderão competir com a levedura. Como a levedura é um microrganismo sensível, não pode ser exposto a altas temperaturas;
-Fermentação: A levedura inoculada na cerveja é a Saccharomyces cerevisiae e é deixado ocorrer a fermentação por dias. Essa é a etapa mais demorada da produção.
-Maturação: Quando a cerveja é armazenada a uma baixa temperatura durante um determinado período. Sua função é proporcionar a clarificação pela preciptação das leveduras e proteínas, além dos sólidos solúveis;
-Filtragem e pasteurização: Após essa etapa, é conservado e mantido refrigerado.
A cerveja industrializada é produzida em grande escala, para atingir o maior número de consumidores. Visam mais em quantidade e utilizam processos que aceleram as etapas demoradas, como a fermentação, deixando a cerveja acessível.
A cerveja artesanal, como já diz o nome, possui uma fabricação feita com ingredientes que possuem uma qualidade maior, onde influencia diretamente nas suas características sensoriais (aroma, amargor, aparência). Geralmente são produzidas em pequenas escalas e visam a qualidade do produto e a experiência para o consumidor.