Por: Amanda Assakawa
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água, que é muito importante para o nosso organismo, sendo assim, precisa estar presente na nossa alimentação diariamente, pois não podemos armazena-la em nosso corpo, visto que essa vitamina não pode ser sintetizada por nós, seres humanos, mas ela pode ser obtida de forma sintética, em laboratório, sendo que a principal delas consiste na utilização da glicose como reagente envolvendo diversos processos de oxidação e redução até a obtenção da molécula de vitamina C.
A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas e frutas vermelhas como laranja, acerola, kiwi, goiaba, e também em verduras como couve, brócolis, espinafre, além de alguns alimentos enriquecidos.
O frequente consumo de vitamina C, traz diversos benefícios à saúde, pois ela é um antioxidante, ou seja, ajuda a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres, que podem danificar células sadias do nosso corpo. Além disso, o consumo dessa vitamina, contribui com a melhora do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados, contribui com a melhora da pele pelo fato de estar envolvida na produção natural de colágeno, mantendo os tecidos saudáveis, melhora o humor, a absorção de ferro no organismo e também contribui evitando problemas oftalmológicos e derrames, podendo ser encontrada principalmente em frutas cítricas e frutas vermelhas como laranja, acerola, kiwi, goiaba, e também em verduras como couve, brócolis, espinafre e em alguns alimentos enriquecidos.
Um dos problemas de saúde ocasionados pela falta da vitamina C é o escorbuto, uma doença que provoca hemorragias, problemas nas articulações, inflamação na gengiva, perda dos dentes, e em alguns casos extremos pode levar à morte, apesar de que hoje é raro.
Ácido ascórbico na indústria de alimentos:
Além dos benefícios citados acima, o ácido ascórbico também é muito utilizado na indústria de alimentos, em alguns gêneros alimentícios esse conservante é referido como INS 300 e pode ser adicionado em vários alimentos industrializados devido a sua função antioxidante e estabilizante, retardando o processo de oxidação de alimentos e bebidas e contribuindo com a preservação de aparências, cheiro e sabor por um maior período de tempo.
Segundo a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), antioxidantes são substâncias utilizadas para preservar alimentos através do retardo da deterioração, rancidez e descoloração decorrentes da autooxidação.
O ácido ascórbico é um poderoso antioxidante capaz de dificultar o processo natural de oxidação provocado pelo contato de determinadas matérias com ar, como por exemplo alterações como o escurecimento de frutas, provocado pela oxidação de compostos fenólicos naturais na presença de enzimas e o oxigênio presente no ar, que ao oxidar podem formar pigmentos escuros e insolúveis. Por isso, o ácido ascórbico é utilizado como conservante nos alimentos, pois irá adiar o processo de oxidação dos alimentos, proporcionando maior vida útil, através da preservação das características do alimento por mais tempo além de ser uma alternativa saudável com um bom custo benefício.
Por ser um antioxidante versátil, ele pode ser utilizado na composição de vários produtos, desde cosméticos como cremes corporais, até a indústria de alimentos como em sucos, geleias, cervejas, refrigerantes, frutas em conserva, entre outros.
Lembrando que, para a seleção de um antioxidante é preciso considerar diversos fatores, incluindo legislação, custo, preferência do consumidor por antioxidantes naturais, compatibilidade com o alimento e condições de processo e armazenamento. Mas fique tranquilo, que com isso nós podemos te ajudar!