Por: Guilherme Nascimento
Alimentos clean label, uma nova tendência no mercado de alimentos. Sim, podemos dizer que os alimentos clean label, ou melhor, rótulo limpo, são uma tendência, afinal, estão ganhando muito destaque ultimamente devido a procura pela alimentação saudável que as pessoas estão cada vez mais adotando.
Analisando a cadeia que este tipo de rótulo envolve, vamos deixar mais claro o que seria um rótulo limpo. Ao contrário do que muita gente pensa quando lê este termo e achar que estamos tratando apenas de um rótulo com informações mais claras e menos confuso, na verdade estamos falando de um rótulo que além disso, traga um produto sem aditivos artificiais, mesmo que mínimos. Para deixar mais claro, alguns exemplos de aditivos químicos são aqueles usados para aroma, coloração ou com o intuito de adoçar algum alimento.
Apesar de não haver uma regulamentação específica e que deixe muito claro que aquele determinado produto possui um rótulo limpo, há sim marcas que acrescentam em seu rótulo o termo “Produto Natural”, “Clean Label” ou até mesmo dando destaque para algum aditivo ausente mas que é muito comum ter em determinado alimento como por exemplo “Sem adição de açúcares” ou “Sem conservantes químicos”.
Além disso, esses alimentos podem ser facilmente identificados por conta da lista de ingredientes se apresentar de forma muito mais clara e reduzida, além de nomes conhecidos de ingredientes naturais. Vários alimentos hoje em dia são produzidos dessa forma e as empresas cada vez mais estão adaptando seus produtos, como iogurtes, sucos, pães, etc.
Se tratando do ponto de vista produtivo, este tipo de alimento por ser natural não quer dizer que terá menos processos e que serão mais baratos, afinal para ocorrer essa substituição de aditivos químicos para aqueles de origem vegetal ou até mesmo criação de um produto que atenda essas características vai ser preciso muito estudo e tecnologia, não em todos os casos obviamente, mas é algo que pode acabar deixando o produto um pouco mais caro. Relacionado a isso vemos o produtor que entende a real necessidade de mercado de se ter produtos que abracem esse movimento de rótulo limpo, logo é preciso estar em busca dessa inovação já que como modo comparativo temos empresas já consolidadas se adaptando a isso.
Resumindo, um alimento clean label acaba por concentrar todos esses alimentos orgânicos, naturais, sem açúcar, espessantes ou qualquer outro aditivo químico, e traz essa clareza e limpeza de seus rótulos dando até um ar de minimalismo à sua embalagem. É preciso que os empreendedores atuais liderem este movimento para que realmente ocorra uma maior mudança de mercado, assim como ele muda com a adaptação nos hábitos alimentares dos consumidores.
Se interessou, e quer que seu alimento tenha um rótulo limpo? Fale conosco, através do diagnóstico gratuito, que podemos te ajudar a ter um produto que se enquadre nessa nova tendência e se destaque no mercado de alimentos.