Por: João Lucas Candido
Antes de te explicar sobre como abrir uma destilaria de gin, vou contar um pouco sobre a sua história.
O gin surgiu no século XVII na Holanda, por um médico e professor, Francisco de la Boie, que buscava um remédio que pudesse amenizar problemas renais. Na tentativa de criar este medicamento, ele misturou zimbro ao destilado de cereais, surgindo assim, o primeiro gin.
O medicamento acabou não sendo tão eficaz para os tratamentos de problemas renais, porém, por ser uma bebida mais forte e com um preço acessível acabou ganhando o paladar dos apreciadores de bebidas destiladas.
Mas o gin ganhou visibilidade mesmo na Inglaterra. Durante a guerra dos Trinta Anos os soldados britânicos utilizavam a bebida destilada para suportar o frio. Mesmo após o fim da guerra os britânicos continuaram a consumir a bebida, e depois de um tempo foram aperfeiçoando e produzindo a bebida em grande escala, espalhando-a pelo mundo.
O nome gin tem sua origem nas palavras Geniève, em francês e Genever em Holandês, ambas as palavras significam zimbro.
O que é o gin e quais os estilos diferentes de gin que existem?
O gin é basicamente uma bebida alcoólica feita a base de zimbro e cereais neutros. O decreto n° 6871/09, artigo 63º, traz como definição que o gin é uma bebida com teor alcoólico de 35 a 50%, obtida pela redestilação de álcool etílico potável de origem agrícola, na presença de bagas de zimbro, com adição ou sem adição de outras substâncias vegetais. O zimbro deve ter o sabor predominante em relação as outras substâncias vegetais adicionadas.
Os tipos de gin estão intimamente ligados às diversas substâncias vegetais que podem ser encontradas no mercado e também aos diferentes processamentos desta bebida destilada. Hoje podemos observar quatro estilos de gin diferentes:
– London Dry Gin ou Gin clássico
Atualmente é o estilo mais popular no mundo, é obtido por uma destilação seca com infusão de botânicos naturais, não é permitido adicionar nada após o processo de destilação. As principais características deste estilo são a cor transparente e brilhante, com caráter encorpado.
– Gin destilado
Esse tipo de gin é obtido pela destilação de álcool com botânicos, naturais ou artificiais. Neste estilo é permitido a adição de álcool, água, açúcares e especiarias após a destilação, sendo permitido a adição de corantes, não sendo necessário ser uma bebida incolor.
– Gin seco ou Dry gin
É um estilo semelhante ao London Dry Gin, se diferenciando na quantidade de açúcar, a bebida pode conter até 6g por litro, enquanto o London Dry apresenta teores de açúcar menores. Devido a esta quantidade de açúcar mais elevado a bebida é caracterizada com um sabor levemente adocicado.
– Gin doce, Old Ton ou Gin Cordial
Não é um estilo muito comum nos dias de hoje, era mais popular nos séculos XVIII e XIX, naquela época a bebida tinha um caráter áspero devido seu processo fermentativo, com isso, começaram a utilizar aromatizantes (mais comuns eram limão e anis) e adoçantes como alcaçuz e mais tarde adição de açúcar de cana, para disfarçar o gosto. Este gin é caracterizado pelo seu elevado teor de açúcares em sua composição, quando a bebida contiver de 6g até 15g por litros.
O gin pode trazer benefícios à saúde?
A resposta para essa pergunta é SIM. Como já vimos, o gin é uma bebida destilada feita com mistura de bagas de zimbro e cereais neutros. O zimbro, principal ingrediente desta bebida, é um diurético natural e também é rico em antioxidantes. Além disso, essa bebida possui um baixo teor calórico, quando comparada com as outras bebidas, contendo aproximadamente 95 calorias por dose (45ml).
Além disso, a bebida ainda possui alguns ingredientes e óleos essenciais utilizados na produção (como zimbro, coentro, etc.) que trazem benefícios à saúde. Alguns dos benefícios que o consumo regular da bebida Gin traz para saúde são: atuação como diurético para desintoxicar o corpo; redução de dores nas articulações e inflamação; fortalecimento do sistema imunológico; apoia saúde renal e hepática, etc.
Mas vai com calma! Tudo em excesso na vida não faz bem, com isso, a ingestão em excesso de gin pode trazer alguns efeitos colaterais, os mais comuns são: ressaca, desidratação, náuseas e dores de cabeça.
O que preciso para abrir uma destilaria de gin?
O primeiro passo de como abrir uma destilaria de gin é, primeiramente estar em conformidade com as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), logo terá que cumprir todas as exigências legais como: abertura do CNPJ da destilaria, solicitar o alvará de funcionamento da sua destilaria, aplicar o manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para o estabelecimento, Tabela Nutricional e Rotulagem do produto, entre outros.
Além das conformidades legais, outros pontos que podem ser citados como importantes para abertura de uma destilaria são:
Local – com boa estrutura para a produção do seu gin, as destilarias de gin se assemelham as cachaçarias;
Mapeamento dos processos da indústria – para evitar possíveis problemas no processo produtivo da sua destilaria, assim garantindo a qualidade do produto;
Layout Industrial – realizando a distribuição e disposição física dos componentes da área de produção, a fim de alcançar a otimização do fluxo de pessoas, matérias primas e disposição das máquinas, garantindo também a qualidade no processo produtivo;
Equipamentos adequados – como alambiques, tanques de armazenamento, fermentador, tanques de envase, etc;
Matéria – Prima – como bagas de zimbro, ervas botânicas e aromatizantes;
Ficou interessado nos benefícios e em abrir sua própria destilaria de gin? Fale conosco, podemos ajudar você com alguns desses serviços! Nos mande uma mensagem.