Por: Fernanda Oyama
Quase todo mundo já ouviu falar sobre o tão famoso controle de qualidade de alimentos nas indústrias. Mas e você, sabe o que é o controle de qualidade de alimentos? E por que ele é tão importante assim? Não? Então esse artigo é para você.
Basicamente toda a empresa alimentícia precisa investir no controle de qualidade de alimentos, pois este, torna a produção do alimento muito mais segura e confiável aos olhos do consumidor. Empresas que possuem um setor de controle dedicado e implacável dificilmente passam por problemas que possam comprometer a imagem da empresa, como por exemplo, corpos estranhos nos alimentos.
Resumidamente, o controle de qualidade é tudo aquilo que se diz respeito a normas, segurança alimentar, e padronização de alimentos. Desmembrando todas essas vertentes, fica mais fácil de explicar como cada uma delas funciona.
Segurança alimentar
Em primeiro lugar, a segurança alimentar é tudo aquilo que diz respeito sobre a forma de como o produto foi preparado, as medidas e cuidados que foram tomados durante o preparo dele. Ou seja, a segurança alimentar em si, são as exigências mínimas de órgãos de inspeção e fiscalização, que, tem como funcionalidade não permitir que os alimentos ali produzidos coloquem em risco a saúde do consumidor.
Padronização
Sabe-se que em grandes empresas e multinacionais há uma fórmula secreta para cada produto produzido. Imaginem só, se a Coca- Cola não obedecesse a um padrão de produção e a cada semana tivesse um sabor, odor ou coloração diferente? Pois a padronização do produto é exatamente isso. É tudo aquilo que garante que as ferramentas sensoriais sejam fiéis ao da fórmula inicial.
Para isso, são feitos muitos estudos e testes de qualidade, sempre pensando na satisfação do consumidor ao comprar seu alimento e bebida favorita. Pensando bem, não seria frustrante comprar seu industrializado favorito no mercado, e ele, na hora da degustação estivesse totalmente diferente do que você imaginava? Sem a padronização dos alimentos isso seria perfeitamente comum.
A padronização do processo de produção segue desde o começo da preparação do alimento até o final dele. E além de causar uma enorme satisfação por parte dos consumidores, evita desperdícios durante o processo de produção, pois é tudo milimetricamente calculado.
Etapas do controle de qualidade
Para estabelecer um bom controle de qualidade existem etapas a serem cumpridas, quase como um fluxograma.
A primeira etapa do controle de qualidade seria a definição de um padrão. Ou seja, o procedimento-padrão do processo de produção de qualquer alimento é muito específico e calculado, até mesmo os mínimos detalhes.
A segunda etapa é a identificação de riscos, que é onde se consegue calcular tudo aquilo que poderia dar errado no processo de produção de um determinado alimento, evitando assim desperdícios e erros mais grotescos.
E por fim, a terceira etapa é o monitoramento, onde é feita uma observação do produto, e como ele reage após o processo de produção. Essa é a etapa que garante que o produto seja confiável e perfeito ao chegar na mesa do consumidor.
Mas, EMPEA, eu não tenho uma grande indústria, mas gostaria muito que meu negócio mesmo que caseiro seguisse as normas e tivesse um controle de qualidade, é possível?
Sim, é possível! E o primeiro passo para tornar isso mais possível, é elaborando um manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF), disponível do portfólio de projetos da EMPEA.
Além disso, é importante que o profissional que está querendo aderir a um controle de qualidade em sua empresa/microempresa tenha plena consciência que é necessária uma fiscalização contínua no processo de produção e muita dedicação.
Essa fiscalização e cuidado vem desde a disposição física de equipamentos e produtos químicos, até mesmo na higienização na hora da produção do alimento.
Todo cuidado é indispensável, pois, qualquer erro que aconteça durante o processo de produção do alimento pode colocar em risco a saúde e bem estar do consumidor, e isso é o que todo empresário e microempreendedor não gostaria para alavancar seu negócio.