Por: Ariane Mendes Fogatti
Atualmente a indústria de alimentos e bebidas tem passado por mudanças tecnológicas jamais vistas, que é o crescimento global da oferta e demanda por alimentos Plant Based, mas você sabe o que são esses alimentos? Por que estourou agora em 2021?
Os alimentos conhecidos como Plant Based são simplesmente produtos à base de plantas, que por sua vez se encaixam como alimentos para adeptos à dieta vegetariana. Na maioria das vezes, as empresas produtoras optam por produtos orgânicos e uma produção sustentável, com o objetivo de reduzir cada vez mais o consumo de produtos de origem animal.
Como o mercado tem se adaptado a esse segmento?
Os produtos Plant Based são desenvolvidos graças à alta tecnologia utilizando matérias-primas selecionadas e de qualidade. Resultando em produtos saudáveis e saborosos, atendendo cada vez mais as expectativas dos consumidores que desejam, por exemplo, comprar um hambúrguer vegetal, mas com o sabor e textura de um hambúrguer bovino.
Esse fenômeno mundial da crescente oferta de Plant Based é também observado no mercado brasileiro recentemente. Pois grandes redes nacionais de supermercados já disponibilizam para o público produtos feitos de plantas como alternativas aos produtos lácteos e aos cárneos, alguns exemplos são: bebidas à base de amêndoas, alimento tipo “iogurte” de soja, hambúrguer, almôndegas e “carne” moída vegetal.
Vale ressaltar que não são somente as redes de supermercados que estão se adaptando à tendência. Empresas de fast food estão incluindo também em seus cardápios adaptações de seus produtos para versões feitas de plantas.
Existe um público alvo específico para esses produtos?
A resposta é não! O público que os Plant Based buscam atender é bem amplo, ou seja, tem um perfil heterogêneo, pois agrega não só consumidores adeptos da dieta vegetariana, mas também consumidores que tentam reduzir o consumo de alimentos de origem animal ou que possuem alguma restrição alimentar, como a intolerância à lactose ou alergia à albumina.
Essas características são muito importantes para consumidores que estão migrando para um estilo de vida mais saudável ou que optaram por reduzir o consumo de alimentos de origem animal. Para alguns, esse processo é tranquilo, no entanto, algumas pessoas sentem dificuldades em se adequar à dieta e buscam por produtos semelhantes. É importante lembrar que como são produtos com altos valores nutricionais, podem ser uma alternativa para o público alérgico à componentes presentes em alimentos convencionais.
Uma pesquisa online realizada em 2019 pela empresa internacional Euromonitor concluiu que 25% da população brasileira afirmaram estar tentando reduzir o consumo de carne. Essa redução não é à toa, muitos argumentam sobre o desmatamento para ampliação de pastagens, a produção de alimentos para rações e a emissão na atmosfera de gases do efeito estufa (leia mais).
Ainda, além das motivações relacionadas às questões ambientais e éticas, o conhecimento ainda é pouco em relação aos critérios que afetam a escolha dos alimentos da categoria Plant Based. Sabe-se que a escolha de alimentos é uma função complexa de preferência por características sensoriais (sabor, odor, textura), combinadas com a influência de fatores não sensoriais, incluindo expectativas e atitudes relacionadas a alimentos como cuidados com a saúde, preço, preocupações éticas e humor.
Assim, as indústrias de alimentos que conhecem as motivações por trás das escolhas de produtos Plant Based ganham vantagem competitiva, visto o crescimento desse mercado. Um relatório divulgado pela BIS Research em 2019, revelou que o mercado global de alimentos e bebidas à base de vegetais deve movimentar 80,43 bilhões de dólares até 2024, com taxa de crescimento anual de 13,82%.
Sua empresa já se adaptou aos alimentos plant based?
Você já se perguntou como sua empresa pode se adequar nesse mercado ou quer tirar a ideia do papel de algum produto na versão Plant Based? Saiba que a EMPEA Consultoria pode te ajudar através de desenvolvimento e melhoramento de produtos!
Já se a sua empresa possui um produto Plant Based mas não está tendo sucesso no mercado, nós podemos te auxiliar a obter um certificado para alimentos veganos, que agregará muito valor ao seu produto!
Esse mercado cresce todos os dias e uma tabela nutricional e a rotulagem adequada é muito importante para os produtos Plant Based, e esse pode ser o diferencial da sua empresa!