Por: Bianca Ceccherini
Os alimentos comercializados em feiras e supermercados devem ser devidamente acondicionados para que o produto mantenha sua qualidade estrutural até o prazo de validade indicado na embalagem. Este processo inclui transporte, manuseio e exposição entre a fábrica e o ponto de venda, mas a embalagem pode proteger o produto ao máximo.
O que são as embalagens inteligentes?
A principal característica das embalagens inteligentes é a existência de tecnologia que pode transmitir as verdadeiras condições do produto ou do ambiente em que o produto está localizado. Eles podem variar desde indicações de flutuações de luz até informações sobre a qualidade dos alimentos, como indicar alterações no prazo de validade.
No entanto, é importante saber que, quando falamos sobre tecnologia, não nos referimos necessariamente às tecnologias digitais e conectadas à Internet. A maioria das embalagens inteligentes usa sensores simples (como monitores químicos e de pH) que interagem com a atmosfera interna e detectam a presença de gás, umidade e outros marcadores de qualidade. Por exemplo, nesta embalagem de salmão, o rótulo muda de cor de acordo com o tempo de armazenamento e a temperatura, indicando com precisão se o peixe é adequado para consumo.
Vantagens para toda a cadeia produtiva
Os benefícios da embalagem inteligente não se limitam a fornecer uma experiência positiva para o usuário final. Ao fornecer informações precisas sobre o produto, eles se tornarão úteis para toda a indústria, do transporte ao armazenamento.
Por exemplo, no ponto de venda, essas embalagens podem ajudar os varejistas a controlar melhor o estoque, indicando o melhor momento para certos alimentos estarem na prateleira. Isso facilita o combate ao desperdício, o que já é uma grande vantagem para consumidores, empresas e sociedade.
Embalagens inteligentes nas prateleiras
Quem nunca comprou fruta, apenas para descobrir que ainda está muito verde depois de voltar para casa? Sim, esta é uma situação muito comum, mas pode ser minimizada com o uso de embalagens inteligentes.
Por exemplo, o RiceSense é um sensor que pode ser integrado à embalagem para mostrar os diferentes estágios de amadurecimento da fruta e permitir que os consumidores o usem melhor. Basicamente, é um rótulo sensível ao gás etileno (composto que algumas frutas liberam com o tempo), e o rótulo muda de cor de acordo com a quantidade de gás na embalagem. Desta forma, as pessoas podem saber exatamente quando o alimento ainda está duro (círculo vermelho), mais ou menos maduro (círculo laranja) ou totalmente maduro (círculo amarelo).
No Brasil, as embalagens inteligentes ainda não são tão comuns como em outros países, mas considerando o recente crescimento do mercado em escala global, as pessoas esperam que as marcas comecem a usá-las cada vez mais. Afinal, essas vantagens abrangem não só os consumidores da cadeia produtiva, mas também os agentes, e trazem maior sustentabilidade e economia ao empreendimento, o que é uma contribuição importante.
Caso você tenha interesse em investir e inovar nesse mercado promissor de embalagens inteligentes, saiba que nós podemos te ajudar desenvolvendo um estudo de embalagem único e exclusivo para o seu produto, além de uma regulamentação e desenvolvimento desse novo produto, obedecendo todas as legislações vigentes, de modo que você seja pioneiro no Brasil com esse tipo de embalagem e faça sucesso no mercado de alimentos. Se interessou? Fale conosco!