Por: Carlos Daniel Toledo Reis
Você já deve ter ouvido falar em gordura trans, mas o que são elas? Por que nos fazem tanto mal? Como evitar?
Gordura Trans, também conhecida como Gordura Vegetal Hidrogenada, são triglicerídeos (principais gorduras do nosso organismo) que apresentam ácidos graxos insaturados que possuem, ao menos, uma dupla ligação na configuração trans.
Essas gorduras são encontradas em grande quantidade em alguns alimentos industrializados e podem ser perigosas, uma vez que podem contribuir para o desenvolvimento de ateroscleroses (acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas, causando obstrução do fluxo sanguíneo) e outros problemas cardiovasculares, como o aumento do colesterol ruim (LDL) e a diminuição do colesterol bom (HDL), o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e AVC. Além disso, esse tipo de gordura também está relacionada com um aumento do risco de infertilidade, doença de Alzheimer, diabetes e alguns tipos de câncer.
Mas se nos fazem tão mal, por que a utilizam?
Elas são utilizadas em alimentos industrializados e frituras para garantir, por exemplo, melhoria do sabor e aumento do prazo de validade.
Mas então, como evitar a Gordura Trans?
Se possível, substitua sua margarina comum por manteiga, também utilize óleos vegetais como o de milho e girassol. Evite frituras, escolha os assados, pois são mais saudáveis e mais leves. Procure alimentos mais naturais e frescos.
Alimentos com alto índice de gorduras trans:
Sorvetes, cremes vegetais, massas instantâneas, salgadinho de pacote, bolos prontos, biscoitos recheados e/ou amanteigados, chocolates, pipoca de microondas, margarina, batata congelada pré-frita, hambúrguer industrializado, donuts e tortas industrializados.
O que a Legislação diz sobre Gorduras Trans?
De acordo com o Ministério da Saúde, na resolução RDC 332, de 23 de dezembro de 2019, Art. 6º, está definido que:
“Entre 1º de julho de 2021 e 1º de janeiro de 2023, a quantidade de gorduras trans industriais não pode exceder 2 gramas por 100 gramas de gordura total nos alimentos destinados ao consumidor final e nos alimentos destinados aos serviços de alimentação.”
Além de, se igual ou inferior a 0,2 gramas por porção de alimento, a gordura trans pode ser declarada como zero.
Produção e detecção em alimentos considerados 0 Gordura Trans:
A gordura trans é normalmente produzida pelo processo industrial de hidrogenação de óleos vegetais, com o objetivo de torná-los sólidos mesmo em temperatura ambiente. Para se certificar que o alimento é livre de gordura trans, o recomendado é procurar no rótulo palavras como: gordura vegetal parcialmente hidrogenada ou gordura hidrogenada, além de gordura vegetal ou margarina.
Por fim, mas não menos importante, se sua empresa possui um produto que contém gordura trans, nós da EMPEA podemos te ajudar com um diagnóstico para melhorarmos este aspecto, entre em contato conosco.