Por: Catarina Sterzek da Rocha
Origem
O ingrediente mais utilizado nas sobremesas brasileiras não havia sido inventado para esse fim. Criado na França no século XIX, o leite condensado surgiu da tentativa de desidratar o leite comum. Por conta da dificuldade no armazenamento de leite, durante muito tempo tentaram criar um método para o conservar por mais tempo, e foi durante essas tentativas que surgiu o leite condensado. O mesmo passou a ser produzido pela Anglo Swiss Condensed, e logo em seguida pela Nestlé, ambas empresas se uniram e passaram a comercializar e exportar o “La Laitiere”, nome dado ao leite condensado, pelo mundo. O produto era utilizado como um substituto do leite integral, principalmente como bebida; foi durante a segunda guerra mundial que ele passou a ser mais utilizado na confecção de outros pratos.
O Milkmaid, nome atribuído ao leite condensado durante sua comercialização nos Estados Unidos, chegou ao brasil em 1890, e por alguns anos continuou sendo utilizado como uma bebida que substituia o leite, e era principalmente dado às crianças. Por conta da mulher em sua embalagem, o produto passou a ser chamado pelos consumidores de “o leite da moça”, e em 1921, quando a Nestlé abriu sua primeira fábrica em território brasileiro, o produto passou a ser comercializado como “Leite Moça”. Não tardou para que a mistura de leite e açúcar enlatado passasse a substituir o leite nas sobremesas produzidas no brasil, tornando-se o insumo mais utilizado nos doces da culinária brasileira. Hoje, o Brasil é o país que mais utiliza leite condensado no mundo e um dos que mais o produz. O produto inicialmente produzido pela Nestlé faz parte da cultura brasileira.
Polêmica
Recentemente a empresa suíça, e outras, se envolveram em uma grande polêmica envolvendo a comercialização do leite condensado. Com o aumento do preço da matéria prima, as fábricas começaram a procurar meios de baratear a produção, criando então um produto paralelo, chamado de “mistura láctea condensada”. Com um valor de venda reduzido e uma embalagem muito semelhante ao produto já familiarizado pelos brasileiros, a mistura láctea acabou por induzir diversos consumidores ao erro durante a compra. Por conta deste motivo o Departamento Estadual de Proteção e defesa do Consumidor (PROCON) notificou 11 empresas para que demonstrassem as características de cada produto, fornecessem as tabelas nutricionais de cada um, viessem a público nas mídias sobre as diferenças nos produtos e comprovassem os testes de qualidade dos mesmos.
Enquanto o leite condensado é comumente produzido com leite e açúcar, a mistura láctea condensada comercializada é feita com amido de milho e soro do leite, composição que não só reduz o custo, como também aumenta o rendimento. Porém, os produtos são bem diferentes, e a sua substituição afeta todos os aspectos sensoriais do produto final, mudando então a consistência e sabor de uma sobremesa.
Como Escolher o Melhor Para Você
Contudo, as empresas continuam tentando baratear a produção de seus produtos, e por esse motivo, mesmo entre os denominados leites condensados, é possível achar uma enorme variedade de produtos e qualidades, então, segue algumas dicas de como escolher um produto que agregue em sabor, qualidade e custo benefício:
Vale ressaltar que a tomada de decisão varia de acordo com a finalidade para a qual você está adquirindo o produto. Para consumo próprio, pode-se optar por opções que atendam melhor sua preferência de sabor, mas quando a compra é para a produção de produtos para comercialização, é fundamental o uso de produtos de qualidade que mantenham um padrão de qualidade no produto final. São nesses detalhes que pode-se garantir a qualidade do que é feito para venda, e a Empea Consultoria pode te ajudar com propostas de melhoramentos em diversos aspectos de produtos.
Referências:
A Verdadeira História do Leite Condensado – Diário Zona Norte – disponível em:<https://www.diariozonanorte.com.br/deixando-a-polemica-de-lado-contamos-a-verdadeira-historia-do-leite-condensado/> Acesso em: 29, Jan. 2023.
Leite Condensado ou Mistura Láctea, Qual a Diferença? – Rede Food Service – Disponível em:https://redefoodservice.com.br/2022/08/leite-condensado-ou-mistura-lactea-condensada-qual-e-a-diferenca/ Acesso em: 17, Jan. 2023.
“Leite Condensado e Mistura Láctea Confundem Consumidores”, Diz PROCON – Notícias R7 – Disponível em:https://noticias.r7.com/economia/leite-condensado-e-mistura-lactea-confundem-consumidor-diz-procon-21092022?amp Acesso em: 17, Jan. 2023.
LEITE CONDENSADO X MISTURA LÁCTEA CONDENSADA: PERCEPÇÃO SENSORIAL DO CONSUMIDOR – Encontros Universitários UFC – Disponível em:http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/55505 Acesso em: 17, Jan. 2023.
Avaliação de Aspectos Normativos do Leite no Brasil e no Mundo – Revista do Instituto de Laticínios Candido Tostes – Disponível em:https://revistadoilct.com.br/rilct/article/view/90/95 Acesso em: 17, Jan. 2023.
Como é Feito o Leite Condensado? – Mundo Educação – Disponível em:https://mundoeducacao.uol.com.br/amp/quimica/leite-condensado.htm Acesso em: 29, Jan. 2023.
Conheça a Historia do Leite Condensado – Estadão – Disponível em:http://m.acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,conheca-a-historia-do-leite-condensado,70003595040,0.htm Acesso em: 29, Jan. 2023.