Por: Yasmin Leonardo
Em maio deste ano, foi realizada uma operação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na qual foram coletadas 180 amostras de requeijão em 66 estabelecimentos de nove estados do país sob Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual ou Distrital (SIE/SID) e Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
Destas 180 amostras, uma estava fora do prazo de validade e foi descartada. Então das 179 amostras analisadas, 9 continham presença de amido em sua formulação, 5% delas, o que é um resultado preocupante.
Segundo o Ministério, esse tipo de fraude é chamada de fraude econômica, pois o produto não corresponde com o que está declarado em seu rótulo. O amido na formulação pode ter acontecido de forma acidental, como por contaminação cruzada, mas ainda assim, se o ingrediente está presente em quantidades em que ele pode ser detectado, este tem de ser declarado.
A presença do amido não traz riscos à saúde mas, além de enganar o consumidor, o produto deve obedecer o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Requeijão. E, para que o produto seja vendido como requeijão, este tem que seguir à risca o que obrigatoriamente contém e o que é opcional conter.
No caso do requeijão é obrigatório leite ou leite reconstituído e no requeijão cremoso leite ou leite reconstituído, creme e/ou manteiga e/ou gordura anidra de leite ou butter oil e opcional conter coalho ou coagulantes apropriados, creme, manteiga, gordura anidra de leite ou butter oil, sólido de origem láctea, leite em pó, caseína, caseinatos, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, fermentos lácteos ou cultivos específicos, condimentos, especiarias, outras substâncias alimentícias. O requeijão com adição de amido deve ser vendido como “Mistura de Requeijão e Amido”.
As marcas foram autuadas e não podem ter seus nomes divulgados, pois, segundo o Ministério da Agricultura, ainda estão em processo administrativo.
Se o seu estabelecimento não está de acordo com as normas, nós, da EMPEA Consultoria, podemos lhe auxiliar. Fazemos a análise do seu alimento, além de seu rótulo e tabela nutricional e muito mais. Entre em contato conosco e agende uma reunião de diagnóstico gratuita.
Referências:
CONVIDADOS. Problemas com food fraud ou com gestão de mudanças? Disponível em: <https://foodsafetybrazil.org/problemas-com-food-fraud-ou-gestao-de-mudancas/>. Acesso em: 18 out. 2023.
Operação identifica fraude por adição de amido em requeijão | Metrópoles. Disponível em: <https://www.metropoles.com/brasil/operacao-identifica-fraude-por-adicao-de-amido-em-requeijao>. Acesso em: 18 out. 2023.
RODRIGUES, A. R. Requeijão cremoso e a fraude econômica no Brasil. Disponível em: <https://foodsafetybrazil.org/requeijao-cremoso-e-a-fraude-economica-no-brasil/>. Acesso em: 18 out. 2023.
Requeijão com amido? Ministério da Agricultura identifica fraude. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/05/requeijao-com-amido-ministerio-da-agricultura-identifica-fraude.shtml>. Acesso em: 18 out. 2023.
Fraude no requeijão: Ministério da Agricultura detecta produto com embalagem errada. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2023/05/10/fraude-no-requeijao-ministerio-da-agricultura-detecta-produto-do-tipo-cremoso-com-embalagem-errada.ghtml>. Acesso em: 18 out. 2023.