Por: Fábio Nakamura
A Qualidade foi se tornando algo cada vez mais importante nas indústrias e seu desenvolvimento teve um destaque imenso a partir dos anos de 1950 com fatos históricos ocorridos naquela época como a Revolução Industrial.
Engana-se quem pensa que a Qualidade é algo novo, e que surgiu apenas para resolver os problemas das grandes empresas que possuem um capital elevado para poder aplicar suas ferramentas. Na antiguidade a qualidade era vista com um olhar diferente da realidade atual, os comerciantes de antigamente acreditavam que o conceito de qualidade era a importância do seu produto atender as necessidades dos consumidores.
Com o decorrer do tempo a Qualidade foi se espalhando por todas as empresas do mundo, e vários estudiosos pelo mundo inteiro se propuseram a estudá-la e melhorá-la, foi então que surgiram as ferramentas que auxiliam no controle de qualidade, com isso foi criado também um novo conceito de Qualidade.
Hoje em dia podemos definir Qualidade como sendo um modelo de gerência que busca a eficiência e eficácia organizacionais, englobando os processos internos à organização e produção.
A seguir estão listadas algumas ferramentas de qualidade que podem mudar para melhor a sua empresa e aumentar a sua produção.
Uma técnica desenvolvida pelos japoneses para se recuperarem dos estragos da 2° Guerra Mundial e reconstruírem o seu país.
O programa 5S visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho. Trata-se de uma filosofia, de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento e participação das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados, ambientes limpos, organizados e bem estar proporcionando condições para uma maior produtividade.
Seiri ou Utilização – O Senso de Utilização consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais, informações, etc.) segundo critérios de utilidade ou frequência de uso, para depois retirar do ambiente tudo o que não precisa estar ali.
Objetos inúteis precisam ser descartados, vendidos, doados ou jogados no lixo. Devemos procurar manter somente o necessário para as atividades na quantidade certa e em condições de uso.
O resultado esperado é um ambiente de trabalho melhor estruturado.
Seiton ou Organização – A implantação do SEITON, facilita a localização das ferramentas, materiais e demais itens essenciais para a execução de uma tarefa, já que propõe um excelente sistema de comunicação visual para o acesso a esses materiais.
A vantagem do SEITON vai além da economia de tempo na localização do que se precisa, ele representa um melhor controle do estoque, diminui a duplicidade de compra de insumos e o número de acidentes.
O resultado esperado é um ambiente de trabalho mais organizado e com apenas os materiais necessários para realizar a atividade.
Seisou ou Limpeza – Senso de Limpeza é manter o ambiente limpo, eliminando as sujeiras e os objetos estranhos, manter os dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisão, o importante nesse senso não é apenas limpar e sim não sujar, significando que é preciso identificar as fontes de sujeiras e evitar que ocorra novamente.
O resultado desse senso pode aumentar a produtividade das pessoas, máquinas e materiais, além de evitar perdas e danos de matérias e produtos. É importante que as pessoas tenham consciência.
Seiketsu ou Saúde e Higiene – Tem como objetivo desenvolver a preocupação constante com a higiene em seu sentido mais amplo, tornando o lugar de trabalho saudável e adequado às atividades desenvolvidas.
Os resultados esperados são: melhora a saúde geral dos funcionários, reduz acidentes e menor esforço na manutenção da limpeza no dia-a-dia.
Shitsuke ou Autodisciplina – Esse senso indica o momento em que as pessoas se conscientizam da necessidade de buscar o autodesenvolvimento e consolidar as melhorias alcançadas.
Para conquistar a ordem mantida é preciso exigir de cada pessoa uma autodisciplina constante, muita determinação para manter as conquistas das etapas anteriores e pontualidade nos compromissos assumidos. A ordem mantida é uma facilitadora para libertar a energia criativa e tem como objetivo levar à realização plena das coisas comuns.
Nessa etapa, é preciso cumprir rigorosamente com aquilo que foi estabelecido.
O resultado esperado é que o ambiente de trabalho será impactado por uma cultura de disciplina, onde qualquer comportamento ou objeto fora do lugar é rapidamente notado.
Lembrando que para o 5S funcionar de modo adequado, todos na empresa devem estar cientes de como ele funciona e o qual é o seu objetivo, é necessário que o processo passe constantemente por avaliações para que se possa ter uma evolução.
Planejar (Plan) – Nessa fase são definidos os objetivos de cada processo que será realizado para chegar ao produto desejado.
Esse ciclo foi criado por Walter A. Shewart, na década de 20, mas ele se tornou conhecido quando William Edward Deming, espalhou o conceito pelo mundo. Por esse motivo, o ciclo PDCA ficou conhecido a partir da década de 1950 como ‘Ciclo Deming’. Através dessa teoria, cada processo da empresa passa por quatro fases
Fazer (Do) – Esse é o momento em que o plano será executado e o seu desenvolvimento é acompanhado.
Checar (Check)– Nessa fase os processos são analisados com ferramentas próprias, verificando se cada processo cumpre o que foi planejado
Agir (Action) – De acordo com a etapa anterior “checar”, serão observadas as falhas nos processos e se os objetivos foram atingido, caso não tenha obtido um resultado satisfatório estes devem ser melhorados e o plano deverá ser reavaliado.
Quando a empresa implementar o ciclo PDCA deverá tomar os devidos cuidados para que a sua implementação não seja incorreta. É preciso planejar tudo, estabelecer metas e ir em busca de alcançá-las. Além disso, é preciso checar e procurar melhorar em cada processo.
O 5S e o PDCA são apenas duas ferramentas de qualidade de inúmeras disponíveis que podem ser úteis para melhorar a produção da sua empresa.Adicionar blocoAdicionar bloco