Por: Jackeline Almeida da Silva
Quem nunca ouviu de alguém “não tem problema se pegar rapidinho” ou “o que não mata engorda” depois de deixar cair no chão um pedaço daquele chocolate que você estava comendo com tanta vontade?
A famosa regra dos 5 segundos! De acordo com esse consenso geral, podemos sim salvar aquela comida que caiu no chão nesse intervalo de tempo sem comprometer a saúde pois acreditam que as bactérias precisam de um certo tempo para se transferir ao alimento. Mas será que isso é verdade mesmo?
Em 2016, pesquisadores da Universidade Rutgers publicaram um estudo na Applied and Environmental Microbiology onde mostraram os resultados dos testes feitos para comprovar se esta regra é realmente válida ou só apenas uma especulação.
Para a pesquisa, foi utilizada quatro superfícies diferentes (aço inoxidável, cerâmica, madeira e carpete) e também quatro alimentos (melancia, pão, pão com manteiga e bala de goma). Em todos os testes foram usados os mesmos parâmetros de tempo, distância e outras variáveis.
Após replicarem uma cena do nosso cotidiano, os diferentes alimentos foram analisados em laboratórios comprovando o que já imaginávamos: a regra dos 5 segundos de fato não funciona!
Nos testes foi possível observar que há diferença de taxa de contaminação dependendo do tipo de alimento e do tipo de superfície que entra em contato. Por exemplo, a bala de goma teve menos proliferação de bactérias do que a melancia, isso é explicado por conta da umidade do alimento, ou seja, quanto mais úmido for mais rápido as bactérias entram em ação. Quanto a superfície, o que pode ser notado é que o carpete foi a opção mais segura em relação às outras devido ao contato menos próximo com o chão.
Dessa forma, fica evidente que o contato de microrganismos com o alimento que cai no chão acontece de forma imediata. Entretanto, o tempo em que esse alimento fica em contato com a superfície é um fator determinante para saber o nível de contaminação pois ele ocorre de maneira exponencial. Quanto mais tempo maior é a contaminação por microrganismos.
Calma! Não precisa se assustar e entrar em pânico caso isso aconteça com você, as bactérias que normalmente são encontradas no chão também são encontradas nos seres humanos, sendo assim as chances de te fazer ficar doente são baixas. Mas fique atento e tome cuidado para não deixar aquela bolachinha do café da tarde cair.