Por: Ariane Mendes Fogatti
Você já deve ter ouvido falar em alimento orgânico em algum momento da sua vida. Mas afinal, o que seriam alimentos orgânicos? São produtos mais saudáveis? Produtos naturais? Produtos vegetarianos?
De acordo com a legislação brasileira, alimentos orgânicos são apenas aqueles que passam por um processo de produção 100% sustentável, ou seja, é utilizado técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Essa regra é aplicada para produtos in natura e produtos processados.
Um processo de produção 100% sustentável baseia-se desde o não uso de agrotóxicos em plantações, como até mesmo regras que garantem a qualidade do ambiente de trabalho dos produtores e métodos sustentáveis de distribuição e comercialização.
Na produção desses alimentos utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam a vantagem de seres mais saudáveis, pois não possuem agrotóxicos.
Nesse âmbito na produção de carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes. Algumas pesquisas demonstram que esses produtos podem provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são considerados muito mais saudáveis.
Para um produto ser classificado e comercializado como um alimento orgânico, o produtor deve ser reconhecido e certificado pelo Ministério da Agricultura e, dessa maneira, receber um selo que ajuda na identificação do mesmo na hora do consumo ou compra.
No entanto, apenas agricultores familiares cadastrados por organizações de controles sociais é que estão isentos da obtenção dessa certificação.
Quer saber mais sobre alimentos orgânicos? Entre em contato com a EMPEA!