Por: Mariana Pires M Lopez
Antigamente as pessoas davam preferência a cozinhar todos os dias, entretanto, hoje em dia, com a correria do cotidiano, costuma não dar tempo de fazer comida diariamente, é muito mais prático comprar algo pronto, como salgados e fast foods. Contudo, esses alimentos não possuem os nutrientes essenciais e sendo assim, não contribuem para uma alimentação saudável, o que pode acarretar em várias doenças. Uma solução para esse “problema” atual são os alimentos congelados, que podem ser feitos em apenas um dia da semana e facilitar tudo.
O congelamento é um sistema muito eficaz com intuito de conservação dos alimentos, ou seja, para mantê-los em bom estado por um maior tempo. Esse processo ocorre removendo o calor até atingir a temperatura apropriada. Para isso ocorrer, é necessário um freezer, e para ser um freezer o congelador deve operar a -18 graus centígrados no mínimo. Com essas condições, o alimento passa a ficar rígido e com temperaturas muito baixas, o que proporciona a diminuição do desenvolvimento de microrganismos e de deterioração. Isso pode ser feito até com frutas e verduras para evitar o rápido estrago.
Existem métodos de congelamento, sendo os principais, congelamento a base de nitrogênio e a base de criogênicos. O primeiro método citado, respectivamente, é o mais caro, contudo, fornece uma aparência aos alimentos mais próxima do natural. Utilizado normalmente quando se processam maiores quantidades de alimentos, pode se dizer que é uma câmara frigorifica. Ou seja quanto maior a carga de produtos e menor o tempo de preparo, maior o equipamento; O segundo método, consiste em congelamento a temperaturas bem baixas, usado normalmente para poucas quantidades de alimentos. São armários que possuem placas de congelamento em cada prateleira , o que contribui para todos os alimentos entrarem em contato com o frio imediatamente.
Caso os alimentos sejam submetidos a boas condições e a técnicas recomendadas, o congelamento não altera as características dos alimentos, conserva seu sabor propriedades nutritivas e coloração. Sendo assim, esse método de armazenamento possui várias vantagens.
As vantagens começam com a preservação dos alimentos por um período mais longo que o normal; Organização e previsão, com os alimentos congelados é possível se organizar, dividir a semana, cada comida para cada dia; Garantia do valor nutritivo, garantia de estar comendo algo saudável e que não prejudique a saúde; Menor custo; Menor desperdício, ao congelar o alimento poderá ser ingerido depois e não estrague facilmente, contribuindo assim para haver menos desperdícios.
1 Comentário
Hello! I like your milieu and useful communication. Thank. I command be stupefying my thoughts here.
http://www.3ec0f4c78de5021b18.com