Por: Letícia Camargo Hass
Você sabe como as análises de alimentos podem ajudar na segurança alimentar e qualidade nutricional do seu alimento?
Uma parte obrigatória no controle sanitário e de qualidade é a análise dos alimentos que serão comercializados, verificando a presença de elementos que possam apresentar riscos à saúde humana ou animal.
Conheça abaixo as condições de um alimento que contém perigos biológicos, químicos ou físicos. Vale ressaltar que esses alimentos não são considerados seguro para o consumo.
Os perigos biológicos são representados pelos microrganismos patogênicos e suas toxinas que causam vômito, náusea, dor abdominal, febre, ou desenvolver um quadro de diarreia, podendo ser causada por protozoários, vírus, fungos ou bactérias.
Já os perigos químicos são resíduos de agrotóxicos, resíduos de sanitizantes usados nos recipientes para preparo dos alimentos ou metais pesados.
Por último, os perigos físicos são representados pela presença de elementos estranhos no alimento como pedaços de vidro, metal, borracha, areia, plástico, parafusos ou outros que podem se desprender dos equipamentos processadores de alimentos ou das embalagens, contaminado o alimento.
As análises físico químicas de alimentos também servem para delimitar as informações nutricionais, dados que obrigatoriamente devem constar nos rótulos dos produtos alimentícios.
Realizadas em produtos de origem animal, vegetal ou industrializados, as análises físico químicas e microbiológicas de alimentos realizadas pela EMPEA Consultoria dão maior tranquilidade para a comercialização de produtos, alcançando a segurança alimentar e nutricional.