Objetivo: As Boas Práticas de Fabricação (BPF) tem como objetivo principal garantir a integridade do alimento e a saúde do consumidor e o Procedimento Operacional Padrão (POP), compõe um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrangem desde as matérias-primas até o produto final.
Importância: Um BPF bem estruturado proporciona processos padronizados a um estabelecimento, gerando uma redução considerável no desperdício de matéria-prima, de água e de energia, logo, os custos serão reduzidos e os lucros serão aumentados. Além disso, com processos bem definidos consegue-se criar uma padronização dos produtos que são vendidos, mantendo assim, sempre a mesma qualidade. Dessa forma, é oferecido ao consumidor o melhor produto, com segurança, qualidade sanitária e os alimentos estarão conforme com os regulamentos técnicos.
O BPF inclui os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção da higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle de qualidade da água para consumo humano, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de qualidade do produto final. O POP é o procedimento apresentado de forma objetiva, o qual estabelece instruções sequenciais para realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos.
Projetos:
Elaboração do manual de BPF e POP para indústria de Bolos.
Elaboração do manual de BPF e POP para indústria de Bombom.
Elaboração do manual de BPF e POP para indústria de Empadas.
Espaço