Por: Jaqueline Barboza
Os alimentos devem proporcionar uma experiência sensorial prazerosa aos consumidores. Conferir percepções sensoriais que estimulem de forma positiva os sentidos da visão, audição, paladar, olfato e tato pode ser o segredo para o sucesso na indústria alimentícia.
Um alimento sensorialmente aceito agrega na identidade do produto e atendem as expectativas do consumidor que busca muito mais que uma composição nutritiva adequada. Diante desse cenário, as indústrias de alimentos e bebidas têm encontrado na análise sensorial, uma forma estratégica para atingir o mercado.
Trata-se de uma ciência que provoca, mede, analisa e interpreta reações às características dos alimentos, dessa forma, muitos problemas podem ser resolvidos com uma análise sensorial.
Essa avaliação apresenta extrema importância na
– Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos;
– Controle da qualidade;
– Controle de processos de fabricação (variações de matéria-prima, variações do próprio processamento);
– Controle de produto acabado (verificar possíveis perdas na qualidade sensorial do produto devido ao armazenamento); – Controle de mercado (comparação entre produtos concorrentes ou estudos de aceitação pelo consumidor);
– Estudo de shelf life (avaliando as mudanças sensoriais ao logo do tempo de armazenamento);
– Auxilia identificar se mudanças no processo, como alteração embalagens e etapas de fabricação irão refletir na aceitação final do produto.
Para cada objetivo específico se deve fazer a escolha do método de análise sensorial direcionado, visando à obtenção de respostas mais adequadas ao perfil pesquisado do produto. Os resultados são expressos de acordo com a metodologia escolhida para o teste aplicado.
Com base nos resultados obtidos por uma análise sensorial, é possível identificar falhas do produto estudado e dessa forma buscar meios para corrigir. Além de conhecer melhor as características em que seu produto mais se destaca e que podem impulsionar as vendas. Possibilitando a inovação tecnológica, proposição de novas soluções, substituição de matéria-prima, redução de custos com novas formulações ou alterações nos processos produtivos.
Ficou interessado em aplicar a análise sensorial no seu produto? Converse com um de nossos consultores clicando no ícone do Whatsapp ou marque uma reunião no ícone abaixo!
2 Comentários
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
artigos deste tipo na internet.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Olá, Bom dia!
Não estou conseguindo contato por telefone com o setor de (SEGURANÇA DO TRABALHO)
Poderia me informar o *E-MAIL*l do Responsavel pelo departamento de SEGURANÇA DO TRABALHO? OU ALGUÉM DA CIPA?