Por: Monique Araujo
Quando falamos sobre armazenar os alimentos, seja ele, na geladeira ou armários, pode parecer algo simples, porém é fundamental que este armazenamento ocorra de maneira correta para a durabilidade dos produtos e para a saúde da geladeira. A falta de organização e o armazenamento inadequado de alimentos pode ocasionar diversos problemas, isso porque, quando mal conservados, os alimentos podem estragar e proliferar microrganismos maléficos à saúde do consumidor, além de causar diversos problemas, como por exemplo, a rápida deterioração, desperdício de produtos, gastos desnecessários, temperatura inadequada dos alimentos, infecções intestinais como a gastroenterite, contaminação cruzada, entre vários outros problemas.
Para que todos estes problemas sejam evitados em sua casa ou em seu estabelecimento, apresentaremos algumas dicas, soluções e esclarecimentos sobre este assunto.
Primeiramente é importante ressaltar o cuidado com a limpeza do ambiente exterior em que seu alimento está sendo armazenado e claro, o da geladeira, afinal ninguém quer deixar a geladeira suja e muito menos estragar os alimentos por conta disso, não é mesmo? Além do mais, vale lembrar que os cuidados da higienização das mãos é indispensável para a manipulação de qualquer alimento.
A geladeira deve ser mantida a uma temperatura sempre abaixo dos 5ºC, pois quanto mais baixa a temperatura, mais lento será o crescimento de microrganismos deteriorantes (deixam o alimento impróprio para consumo) e patogênicos (causam infecções intestinais), além de outros problemas.
Armazenamento de alimentos sob congelamento
É possível guardar os alimentos no congelador ou no freezer para que possam durar mais. Para isso, temos algumas dicas e informações:
Praticamente é possível congelar todos os alimentos, embora alguns precisem de alguns cuidados específicos. Alguns alimentos que podem ser congelados são o iogurte, restos de um bolo de aniversário, sobras das refeições, pão francês, baguete ou pão de forma, queijo e presunto fatiados, carnes, legumes, verduras e frutas.
Armazenamento de alimentos sob refrigeração
Alimentos mesmo que armazenados dentro da geladeira e que tenham um bom aspecto podem estar contaminados com fungos e bactérias, e por isso deve-se sempre respeitar o prazo de validade de cada um.
É importante guardar os alimentos em recipientes de vidro ou de plástico limpos e com tampa, de forma que não entrem em contato com outros produtos, especialmente com os crus.
Armazenamento de alimentos em temperatura ambiente
Os alimentos que não necessitam de condições especiais de temperatura (congelamento e refrigeração), devem ser armazenados em temperatura ambiente de acordo com as especificações do produto e recomendações dos fabricantes.
Além do método correto de conservação de alimentos, as empresas do ramo alimentício ou até mesmo dentro da própria casa devem manter um cuidado especial com o armazenamento de produtos de limpeza, substâncias perigosas e com a disposição do lixo, pois esses devem sempre ser dispostos separadamente do local de armazenamento e manipulação de alimentos para evitar a contaminação!
Os alimentos que não precisam ficar dentro da geladeira e que podem ser armazenados a uma temperatura ambiente são: cebola, alho, tomate, batata branca ou batata doce, pimenta em conserva, todo tipo de pão, mel ou melaço, abóbora, manteiga de amendoim e avelã, cenoura, chocolates (mesmo que estejam abertos), cereais, molhos industrializados como ketchup e mostarda, biscoitos, frutas como banana, maçã, pera, tangerina, mamão, melancia, melão ou abacate (depois de aberta manter em geladeira com plástico filme).
E os ovos podem ser armazenados preferencialmente dentro da geladeira porque em temperatura ambiente só duram 10 dias, mas podem durar mais quando conservados sob refrigeração.
Quando falamos em frutas, é aconselhado mantê-las na geladeira quando muito maduras, assim o amadurecimento ocorre mais lentamente resultando em uma vida útil mais longa. Entretanto, para melhor conservação de frutas e legumes, seria necessário comprar somente o suficiente para a semana, porque assim não correm o risco de estragar facilmente na despensa, nem há necessidade de guardar na geladeira.
Organização da geladeira
Agora, vamos a algumas dicas para melhor organização da sua geladeira, para que assim os alimentos sejam armazenados corretamente.
Congelador:
Para a parte da geladeira recomendamos que seja organizada da seguinte maneira:
Na primeira prateleira:
Segunda prateleira:
Terceira prateleira:
Gavetas:
Portas e compartimentos:
Outras dicas importantes para o armazenamento de alimentos dentro da geladeira, é abri-la somente quando necessário e manter a porta aberta pelo menor tempo possível, além da higienização do eletrodoméstico, deixar que os alimentos sejam descongelados dentro da geladeira tempo suficiente para o seu descongelamento e lembrar sempre de que alimentos crus não devem ser guardados diretamente com alimentos cozidos, pois pode ocorrer contaminação cruzada. Use recipientes fechados para armazenar os alimentos, preferencialmente de vidros.
É de grande importância que você conheça as formas corretas de armazenamento de alimentos, seja ela para sua casa ou para a sua empresa alimentícia. Se você tem sua empresa é recomendável que as boas práticas de armazenamento sejam seguidas e haja a garantia da segurança alimentar nesta etapa do processo de manipulação. Além disso, seu produto deve conter de forma clara a data de validade na embalagem para o consumidor. A EMPEA consultoria pode te ajudar nesses casos com BPF e POP, tabela nutricional e rotulagem e em outros quesitos que sua empresa esteja precisando. Entre em contato conosco e marque um diagnóstico gratuito!