Por: Amanda Assakawa
Há alguns anos, empresas que dominavam o mercado eram aquelas que se destacavam pela sua alta capacidade de produção. Porém, hoje, o que domina é a inovação. Saber inovar é uma ótima maneira de mantê-la competitiva em um mercado cada vez mais concorrido.
Se você busca aumentar os resultados da sua empresa de alimentos, seja na parte gerencial, nas vendas ou nos produtos, é preciso inovar, ou seja, é essencial investir tempo para identificar novas ideias, estratégias ou processos que agreguem valor ao seu produto ou empresa.
A inovação pode ser adotada em diversas áreas, desde a tecnologia utilizada, melhoria e desenvolvimento de novos produtos até otimização de processos.
O primeiro passo para que as organizações consigam efetivamente implantar a inovação em todos os seus setores e áreas é chegar a um consenso em relação ao conceito de inovação e quais serão os objetivos alcançados por meio dela. Além disso, incentive a participação, estimule as pessoas a pensarem fora da caixa, a trazerem ideias novas e criativas.
A inovação precisa ter uma aplicação na empresa e ser colocada em prática. É importante que setores estratégicos de uma empresa estejam alinhados com o objetivo da mesma e busquem sempre por melhorias nos processos e desenvolvimento de novos produtos.
A Adoção de métodos diferentes como o PDCA (Plan, Do, Check, Act – Planejar, Fazer, Checar, Agir) e GPD (Gerenciamento por Diretrizes) são ótimas maneiras de inovar na empresa, utilizando ferramentas que focam na inovação e incentivam a melhoria contínua.
Por último, invista em pesquisa e desenvolvimento. Muito se discute de que não há pesquisa sem inovação e vice-versa, mas a realidade é que eles caminham juntos. Para inovar na empresa de alimentos, apenas ouvir e observar não é suficiente, é necessário conhecimento. Investir em pesquisa e desenvolvimento é uma das chaves para alcançar a inovação e o desenvolvimento econômico que você procura. Existem inúmeras formas de investir em pesquisa e desenvolvimento, buscando profissionais e estudantes que auxiliem e prestem consultoria no desenvolvimento de novos produtos.