Por: Guilherme Nascimento
Globalmente, muito se fala sobre sustentabilidade, mas será que na sua empresa de alimentos você pode seguir a uma linha mais sustentável? Certamente eu respondo que sim! A sustentabilidade está empregada em pensar na destinação do seu produto antes mesmo da chegada dele na sua empresa, até após o uso do consumidor. E empresas que atualmente estão ligadas com esse objetivo, provavelmente tem uma atenção maior do consumidor, visto que esta virou a pauta global. Ou seja, sua empresa precisa ter a consciência sustentável.
Em uma indústria de alimentos, pensar na segurança do consumidor, tal como a rotulagem do produto, sua embalagem, e todo o caminho dos condimentos para seu produto, são práticas consideradas sustentáveis. Mas pensar na sustentabilidade em si vai além dessas práticas.
Ter um bom planejamento, onde a preocupação com o recebimento, armazenamento, produção, transporte não irá acarretar em um desperdício é a chave da sustentabilidade. Os famosos 3Rs que são ensinados para crianças quando aprendem sobre o meio ambiente: reduzir, reciclar e reutilizar devem ser levados muito a sério. Um palavra muito atrelada a isso é a ecoeficiência, e você pode trazer ela para sua empresa. Seria apenas conseguir reduzir os resíduos, e nisso entra a reutilização ou até mesmo a reciclagem de produtos.
No caso de restaurantes em que há o descarte de muito lixo orgânico, a sustentabilidade entraria em alternativas como composteiras, biodigestores ou até mesmo reaproveitamento do que seria descartado, uma ideia inovadora neste ramo que funciona através de um aplicativo é a EcoFood, que já resgatou mais de 8 toneladas de alimentos que seriam descartados, e vale muito a pena conhecer.
Se seu alimento precisa de uma embalagem, porque não trazer embalagens sustentáveis para contribuir mais com o meio ambiente? Pode haver casos em que não se consiga trazer por completo esse conceito de sustentabilidade para as embalagens, mas uma alternativa além de saber escolher o tipo de embalagem correta para sua bebida ou alimento, é aliar-se a centros de reciclagem que se possa fazer um uso adequado do que precisar ser descartado.
Com certeza você já ouviu falar dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e claro que há metas que podem ser concluídas com práticas sustentáveis que você realiza na sua empresa e que vão ajudar no cumprimento dos objetivos até 2030, basta prestar atenção em algumas delas que estão ligadas ao setor de alimentos, tal como o Objetivo 12: Consumo e produção responsáveis, que com as dicas apresentadas neste artigo como o planejamento, a reutilização e a redução dos resíduos é o que pode ser feito em prol dela.Para saber detalhadamente as metas de cada objetivo e ver como a sua empresa pode ajudar a construir um mundo melhor, se tornando uma empresa sustentável, basta acessar este link.