Por: Mariana Pires Monteiro Lopez
Os compostos Fenólicos são definidos quimicamente como substâncias que possuem anel aromático com um ou mais substituintes hidroxílicos, incluindo seus grupos funcionais, portanto, apresentam estruturas multifuncionais variadas. São responsáveis pela cor dos alimentos, aroma e estabilidade oxidativa .
Esses compostos são substâncias muito distribuídas na Natureza. Esse grande grupo faz parte de vários vegetais, frutas e produtos industrializados. Podem dar aparência colorida aos alimentos, sendo pigmentos ou produtos do metabolismo secundário, relacionado a reações de defesa das plantas contra agressões do ambiente. Esses compostos agem como antioxidantes, não somente pela sua habilidade em doar hidrogênio ou elétrons, mas também impedem a oxidação de vários ingredientes de lipídios.
Os compostos fenólicos podem funcionar como biomarcadores para a determinação botânica e geográfica da origem das plantas, 3 alimentos e bebidas. Dentro de cada espécie, a natureza, quantidade e distribuição destes compostos depende essencialmente de dois tipos de fatores: os fatores biológicos e os fatores abióticos. Os fatores biológicos incluem a espécie botânica, as diferentes partes morfológicas da planta, já os fatores abióticos incluem o estado dos nutrientes do solo, temperatura, pH do solo, umidade, entre outros.
Os fenólicos às vezes podem estar localizados em uma só planta. Estes fenólicos estão divididos em dois grandes grupos: os flavonóides e derivados e os ácidos fenólicos (ácidos benzóico, cinâmico e seus derivados) e cumarinas.
Flavonóides
Os flavonóides possuem uma estrutura básica formada por C6-C3-C6, sendo os compostos mais diversificados do reino vegetal. Neste grupo estão antocianidinas, flavonas, flavonóis, as auronas, calconas e isoflavonas, dependendo das condições.
Ácidos fenólicos
Os ácidos fenólicos são divididos em três grupos. Os ácidos benzóicos, que possuem sete átomos de carbono (C6-C1) e são os ácidos fenólicos mais simples encontrados na natureza. Os ácidos cinâmicos, que possuem nove átomos de carbono (C6-C3). As cumarinas são derivadas do ácido cinâmico.
Esses compostos são encontrados com facilidade em plantas, mas os principais alimentos são chás, frutas, cebola, alho e especiarias. Chás são ricos em catequinas, flavonoide, que são antioxidantes e roubam radicais livres.
Um polifenol encontrado principalmente em uvas, o resveratrol, atua também com o antienvelhecimento da pele. Ele protege os fibroblastos da epiderme dos danos causados pela ação do peróxido de hidrogênio. Mas ainda precisam de mais estudos para ser comprovado o efeito de antienvelhecimento.