Por: Ivan Yufu da Cruz
O Botulismo é uma intoxicação grave, causada pela bactéria Clostridium Botulinum, que se desenvolve na comida enlatada mal esterilizada. Essa bactéria produz esporos que sobrevivem até em ambientes com pouco oxigênio, como é o caso de conservas e alimentos enlatados, e gera uma toxina que causa envenenamento em questão de horas e pode levar a óbito por paralisia dos músculos responsáveis pela respiração.
Geralmente, essa bactéria é contraída principalmente pela ingestão de alimentos enlatados que de alguma forma foram mal armazenados, ou não obtiveram um processamento 100% eficaz na sua produção. Além de também ser encontrada em água não tratada, carnes, legumes, vegetais, mel, conservas e embutidos culinários. E em partes específicas de alguns animais, como intestinos de mamíferos, peixes e vísceras de crustáceos.
Existem três formas de se contaminar com o botulismo, porém todas se manifestam na parte neurológica e gastrointestinal:
-Alimentar: esse tipo de contaminação se dá devido ao consumo de alimentos contaminados pelo fato da produção ou armazenamento de forma inadequada. Um dos alimentos mais comuns de se encontrar contaminados são as conservas de alimentos vegetais, principalmente aquelas conservas caseiras.
-Ferimentos: é uma forma rara, causada por um ferimento envolvendo algo já contaminado pela bactéria.
-Intestinal: acontece quando a bactéria se fixa e se reproduz no intestino, em alguns casos são diagnosticados em crianças entre 3 e 26 semanas, devido ao consumo do mel de abelha.
Métodos de prevenção
Para você, consumidor, o método mais eficiente na prevenção contra a contaminação pelo botulismo, é realizar a lavagem correta dos alimentos pré consumo, evitar o consumo de alimentos com vidro embaçado, ou latas estufadas e/ou danificadas, é sempre bom aquecer os alimentos sempre que possível antes do consumo, e de uma atenção especial ao mel de abelha, e em hipótese alguma permita que crianças recém nascidas com menos de 1 ano de idade, consumam, pois todo cuidado é pouco.
E quanto a você, produtor, dono de indústria, o mais recomendado é ter um controle na parte de produção e distribuição da sua empresa, por isso se faz necessário ter um Procedimento Operacional Padrão (POP) e Boas Práticas de Fabricação (BPF) na sua indústria, a fim de minimizar esses possíveis riscos, controlar com maior facilidade caso haja alguma contaminação e evitar esse tipo de problemas causados pelo botulismo na sua indústria e nos seus produtos, a fim de garantir um produto seguro e de qualidade.
E fique atento!
Mesmo sendo um envenenamento raro, e que tem tratamento, saiba que ele pode te levar a óbito em alguns casos, pois depende muito do seu organismo. Sendo assim, por esses motivos que o consumidor deve conhecer e estar atento a doença para se precaver. E principalmente os produtores e distribuidores, devem entender melhor sua importância na prevenção dessa doença e obedecer às recomendações dos órgãos fiscalizadores, no intuito de garantir a gestão da qualidade dos produtos.