Por: Aryane Campana Depieri
O que são?
Os Edulcorantes são substâncias orgânicas, de origem natural ou sintética, que apresentam como principal característica a capacidade de adoçar alimentos e bebidas. Por essa razão, há algum tempo, eles têm sido adicionados a alimentos e bebidas industrializados para substituir a sacarose (açúcar comum). Isso é feito com o objetivo de auxiliar na redução da ingestão de calorias, já que, de forma geral, os edulcorantes causam a produção de baixíssima ou nenhuma quantidade de calorias.
Os mais conhecidos:
Tipos de adoçantes presentes no nosso dia a dia:
É importante observar que ambos os tipos de adoçantes têm composição e finalidade de uso similares, mas são regulamentados de forma distinta. A Anvisa recentemente deliberou sobre o enquadramento desses produtos para uma rotulagem nutricional mais consistente e proporcional.
Anvisa
A ideia é que os adoçantes de mesa sejam classificados como aditivos alimentares formulados com um ou mais edulcorantes autorizados, destinados ao uso pelo consumidor final para adoçar alimentos ou bebidas. Já os adoçantes dietéticos deverão ser definidos como adoçantes de mesa formulados sem adição dos ingredientes sacarose, frutose e glicose.
A alteração de enquadramento legal, portanto, equaliza as seguintes inconsistências:
Qual a sua funcionalidade?
O consumo de light e “diet” vem aumentando consideravelmente nos últimos 20 anos. Esses produtos são direcionados a pessoas que apresentam algum distúrbio no metabolismo de açúcares (diabéticos) ou consumidores que estão em busca de produtos alimentícios de baixo valor calórico. A indústria de alimentos utiliza a mistura de edulcorantes artificiais, que apresentam ação adoçante, podendo substituir o açúcar convencional. Logo, a substituição da sacarose pelos edulcorantes tornou-se uma alternativa para aqueles indivíduos que precisam reduzir o consumo, como no caso dos portadores de diabetes. No entanto, a procura também é grande por aqueles que estão buscando apenas obter uma alimentação menos calórica.
Como a EMPEA Consultoria pode te ajudar?
Com este artigo, queremos te apresentar um pouco mais sobre essas substâncias que são utilizadas para substituir o açúcar e que a cada dia mais estão sendo desenvolvidas devido à alta demanda por produtos que fazem bem para a saúde dos consumidores. Nós da EMPEA Consultoria fornecemos serviços na área de alimentos com um vasto portfólio, e grandes estudos sobre melhoramento de produtos, rotulagem e desenvolvimento de novos produtos, procurando sempre o melhor atendimento para nossos clientes. Entre em contato e agende gratuitamente uma reunião de diagnóstico.
Referências:
https://www.manualdaquimica.com/quimica-dos-alimentos/edulcorantes.htm
Artigo: Sacarose, suas propriedades e novos edulcorantes (A substituição da sacarose pelos edulcorantes)