Por: João Guilherme Florenzano
Você talvez nunca tenha ouvido falar sobre o que faz um engenheiro de alimentos. Mas tudo o que você come, passou em algum momento pelas mãos desse profissional, sabia?
Vamos então saber um pouco mais sobre como funciona o trabalho dele e por que, afinal, é tão importante assim?
O engenheiro de alimentos tem ganhado posição de destaque nas últimas décadas e é responsável basicamente por todos os processos da indústria de alimentos.
Ele participa desde o início, da pesquisa para novos produtos e seus ingredientes, até a definição das embalagens e armazenamento desses alimentos industrializados prontos.
Ele seleciona a matéria-prima, por exemplo, leite, carnes, peixes, legumes e frutas, definindo, a partir daí, a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando embalagens adequadas.
Esse profissional também define e fiscaliza os padrões de controle de qualidade da indústria, testa produtos (cor, sabor, consistência), cria e testa formulações, com o objetivo de determinar o valor nutricional de alimentos produzidos, e até desenvolve novos equipamentos para o mercado.
Ele ainda coordena análises realizadas em laboratórios, organizando os métodos e sistemas utilizados para garantir a qualidade das matérias-primas e dos produtos já processados.
Além disso, também é função desse engenheiro ficar ligado nas legislações vigentes a respeito de embalagens e da quantidade de substâncias (nocivas ou não) permitidas em determinado produto, simplificando, o profissional de engenharia de alimentos trabalha nas seguintes áreas:
• indústria de produtos alimentícios;
• indústria de insumos para processos e produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos);
• empresas de serviços;
• órgãos e instituições públicas.
E atua nas seguintes funções:
• Armazenamento e transporte;
• Automação de processos;
• Pesquisa;
• Planejamento e projetos;
• Produção;
• Marketing e vendas;
• Área acadêmica;
• Consultoria.
Vamos falar um pouco mais sobre consultoria na área de alimentos?
Consultoria de Alimentos é uma forma de prestação de serviços que o profissional da área de alimentos está habilitado a realizar esta assistência em serviços de alimentação e indústrias de alimentos, podendo ajudar em várias áreas da sua empresa, podendo citar alguns exemplos como:
Boas Práticas de Fabricação
Elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação e do Procedimento Operacional Padrão de acordo com as exigências da Agências Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Análise Sensorial
A análise sensorial de alimentos é usada principalmente para entender a preferência do consumidor verificando a aceitação do alimento ou bebida no mercado.
Análise de Alimentos
A análise de alimentos, dividida em físico-química e microbiológica, é fundamental para estudar os alimentos porque ela atua no controle de qualidade, no processamento e no armazenamento dos alimentos processados.
Estudo de Embalagem
O Estudo de Embalagens analisa os materiais adequados para cada tipo de produto, visando melhor armazenamento e maior vida de prateleira do produto.
Melhoramento e desenvolvimento de novos produtos
Método pautado em conhecimentos técnicos aprofundados para a formulação de produtos até então inexistentes no mercado, podendo ser também um aperfeiçoamento de formulações já existentes.
Entre várias outras consultorias.
Caso queira saber mais sobre a consultoria na área de alimentos, fale conosco.