Por: Giovana Artoff Severino
O que é e quais os benefícios do Kombucha
O Kombucha é uma bebida de sabor ácido e levemente doce. Obtida através de fermentação da infusão ou extrato de Camellia sinensis (como o chá verde e chá branco) e açúcares por uma cultura simbiótica de microrganismos (conhecido como Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast (SCOBY), ou seja, um biofilme composto por celulose, bactérias e leveduras).
Os benefícios do kombucha
É um estimulante energético por conta do ferro que é liberado durante o processo de fermentação, por isso aumenta o número de oxigênio transportado no sangue.
Atua no melhoramento do sistema digestivo: os microrganismos presentes na fermentação ajudam a saúde intestinal e em problemas como diarreia e prisão de ventre.
É antioxidante por ter base de chá verde e preto, dessa forma carrega diversos antioxidantes que são derivados dessas bebidas
A maioria dos benefícios vem do melhoramento do sistema digestivo, então analogamente auxilia em diversas outras áreas do nosso corpo.
Legislação do Kombucha
A legislação do kombucha pode ser encontrada na Instrução Normativa MAPA n 41, de 2019. Esta Instrução Normativa tem o intuito de estabelecer o Padrão de Identidade e Qualidade da Kombucha em todo o território nacional.
Por isso, são regulamentados: composição, parâmetros analíticos, denominação, rotulagem, classificação e proibições. Na rotulagem da kombucha sem álcool somente poderá ser utilizada a expressão “zero álcool”, “zero % álcool”, “0,0%”, ou similares, no produto que contiver até 0,05% v/v de álcool.
O rótulo da kombucha fica proibido o uso de expressões tais como: artesanal, caseira, familiar, bebida viva, bebida probiótica, bebida milenar, elixir, elixir da vida, energizante, revigorante, especial, premium, dentre outras que atribuam características de qualidades superlativas e propriedades funcionais não aprovadas em legislação específica.
Como é feita a produção do Kombucha
No processo de produção existem três ingredientes essenciais sendo eles água, açúcar e chá.
A primeira parte do processo produtivo é a infusão que é a adição do chá verde ou preto e do açúcar na água fervente. Esse processo pode variar de 2 a 10 minutos, e a intensidade do sabor depende do tempo em que o chá ficará nesse processo. Em seguida o chá é coado e resfriado em temperatura ambiente.
Em seguida prossegue-se para a infusão, dessa vez em temperatura ambiente, à qual se acrescenta o Scoby e armazenada em vidro esterilizado com proteção porosa. Para proteger de impurezas externas como bactérias e fungos.
Depois do período de fermentação coa-se a Kombucha retirando o Scoby do recipiente (que pode ser reaproveitado na produção de outros chás posteriormente). Em seguida ocorre para a saborização (opcional) na qual se adiciona suco ou a própria fruta na bebida e o envasamento em recipiente bem fechado durante 24 horas em temperatura ambiente. O produto finalizado possui validade de cerca de 30 dias.
Marcado por um sabor específico e por ser gaseificado, o kombucha tem em seu processo produtivo uma série de cuidados que devem ser tomados para se ter uma bebida saborosa e confiável, podendo ser produzida de forma doméstica.
Como a EMPEA pode te ajudar?
A EMPEA realiza diversos projetos que podem auxiliar na produção e regularização do seu kombucha. Serviços como estudo de embalagem, estudo de aditivos, regularização (tabela nutricional e rotulagem) são oferecidos por nossa empresa e podem transformar seu kombucha em um produto comercializável.