Por: Vinicius Cunha dos Santos
Quando se trata de negócios, uma unanimidade para todo gestor é gastar somente o necessário. Entretanto, você como gestor sabe quanto realmente utiliza de insumos na elaboração de seu produto? Pode garantir que seus colaboradores estão cientes destas informações? Ou, além disso, há um padrão nas receitas de seus produtos? Caso não possa afirmar tais hipóteses, há grandes chances de estar desperdiçando insumos e gerando um produto sem padrão. Para isso, iremos apresentar a FICHA TÉCNICA.
A Ficha Técnica
A ficha técnica de alimentos é um documento que irá dispor de todo o procedimento para realização de determinado produto, contendo os insumos necessários e suas quantidades. Além disso, nele é possível visualizar o custo unitário e total de cada insumo.
Há duas classificações de ficha técnica, sendo sua principal distinção o público alvo para sua utilização. São elas: ficha técnica operacional e ficha técnica gerencial.
Ficha Técnica Operacional
A ficha técnica operacional, destinada como o nome diz, aos operadores, irá conter informações do modo de preparo, das diferentes técnicas utilizadas, além dos insumos necessários e suas respectivas quantidades.
Ficha Técnica Gerencial
A ficha técnica gerencial, está destinada a quem irá gerenciar o negócio, irá conter, além das informações dispostas na ficha técnica operacional, informações de custos, sejam eles do custo dos ingredientes, por porção ou o custo total do produto.
Importância para seu negócio
Com a ficha técnica na mão do gestor ou dos operadores, teremos à disposição informações da quantidade de insumos utilizados e do custo unitário do produto, auxiliando na precificação. Além disso, com esta ferramenta, a produção será padronizada, elevando a qualidade do produto. Unindo estes fatores, pode-se concluir que a ficha técnica irá proporcionar um melhor gerenciamento do seu negócio.
Agora que foi esclarecido a importância da ficha técnica para seu negócio, a EMPEA Consultoria possui em sua carta de serviços a elaboração de fichas técnicas para restaurantes e indústrias. Entre em contato conosco para uma reunião de diagnóstico gratuita!
Referências:
[1] ALBUQUERQUE, M.C.F. Como calcular preços e reduzir custos na venda de alimentos. Cuiabá: UFMT, 2021.
[2] Ficha técnica em alimentos: o que é, quando e como é utilizada. IFOPE, 2021. Disponível em: https://blog.ifope.com.br/ficha-tecnica-de-alimentos/.