Por: Leonardo Augusto
Quem nunca pensou em ter um negócio próprio para cuidar, ganhar dinheiro, ser feliz com isso e impactar a vida de outras pessoas?
Abrir um negócio é o sonho de muita gente que busca ganhar dinheiro e ter uma rotina diferenciada, mas isso não é nada fácil, o comércio está cheio e com isso, há uma pergunta que se tem que fazer para atingir o sucesso:
COMO SE DESTACAR NO MERCADO?
Abaixo teremos algumas dicas, do que fazer para atingir esse destaque, mas temos que pensar num negócio que impacte a vida de todos os stakeholders de uma maneira inesquecível, com produtos e gestão inovadora, fora dos padrões que já conhecemos e com qualidade em produtos novos, na produção e segurança em todas as partes do processo.
SE ISSO CHAMOU SUA ATENÇÃO, VAMOS OBSERVAR O MERCADO E CONVERSAR:
Segundo uma pesquisa, que é divulgada anualmente pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, os negócios de alimentação no Brasil desde 2010 até 2018, tem em sua participação no mercado interno, um aumento de R$ 269,6bi. Uma coisa deve ser levada em conta em meio a isso, o mercado de alimentos não para e nem pode parar.
Então vivemos um ótimo momento para os empreendedores apostarem nesse ramo, mas apostar no escuro sem um embasamento pode ser arriscado. Então algumas dicas infalíveis para o seu novo negócio ser um sucesso e inovar ainda mais nesse mercado bastante concorrido:
A 1ª dica é ler nosso artigo, sobre inovação na empresa de alimentos, onde mostra toda a parte técnica sobre a inovação, conceitos, metas e ferramentas de gestão, para ter todo cuidado com esse processo. E nosso artigo sobre empresa sustentável, onde apresenta dados, dicas e exemplos de empresas que já usam esse modelo.
A 2ª dica é realizar uma precisa e confiável pesquisa de mercado, para saber onde exatamente, apostar em sua região… podendo investir em alimentação comum, a parte mais saudável, os fast food ou até mesmo o ramo de delivery. Sabendo exatamente todos os pontos positivos e negativos de todo esse processo.
A 3ª dica é pensar em como impactar a vida de todos os seus stakeholders, seja em processos que envolvam qualidade do item vendido, em processos que envolvam as pessoas, o que importa nessa dica é impactar, IMPACTE, o ‘customer success’ está muito presente em tudo, já não é mais um requisito, é uma obrigação.
A 4ª, última e não menos importante dica é certificar que tudo o que você precisa, perante orgãos de qualidade, seja a ANVISA (Agencia Nacional da Vigilância Sanitária), seja o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) ou com qualquer certificação que mostre que seu produto tem qualidade, com isso, sua dor de cabeça será muito pequena, e olha que nisso a EMPEA Consultoria pode tirar várias dúvidas, entre em contato e veja.
No geral, pense para frente, pense em um negócio e processos que tenham um impacto e uma segurança que transcenda o produto e atinja várias pessoas, inclusive quem não consome o seu produto, já impacto indireto também é válido, visto que hoje em dia a preocupação dos consumidores é maior em adquirir produtos e alimentos de empresas que apoiam causas e impactam diretamente não só o consumidor final, mas sim toda a cadeia produtiva.
É estranho e um pouco difícil de acreditar, mas com isso, o número de pessoas promotoras do seu negócio terá um crescimento exponencial e os clientes, consequentemente também irão crescer e se você tem impacto, inovação e qualidade, você fideliza os mesmos.
E pensando nisso, a EMPEA Consultoria está aqui para participar desse planejamento junto a você, dando suporte, dicas e uma consultoria que abrace todos os pontos acima e garanta uma excelente qualidade em seus processos, e para fechar, como diz a campanha da Dobra (empresa do interior gaúcho que aposta numa forma de estratégia e comunicação totalmente inovadoras, para vender produtos relativamente, comuns): “impacto positivo is the new lucro”.
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