Por : Letícia Magro Belonci
O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimento (Abia) reafirmaram, em 2017, um acordo que determina a redução de sal nos industrializados de forma gradual até 2020. Mesmo antes da concretização da medida, algumas marcas já vinham reduzindo os níveis de sódio em seus produtos.
A redução do sal pela indústria de alimentos é uma medida que ganha ainda mais sentido quando se considera que o brasileiro consome cerca de 8 a 10 gramas de cloreto de sódio por dia, enquanto o recomendado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são apenas 5 gramas. Apesar dos benefícios, o sódio ainda é o grande mal da sociedade moderna, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), os produtos industrializados no País são responsáveis por 23,8% do consumo de sódio pelos brasileiros. Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão arterial sistêmica, que contribui para o aumento do risco de doenças do coração, rins e cerebrovasculares. Um dos responsáveis pela condição é, justamente, o consumo excessivo de sal.
Devido a isso muito se assiste, se lê e escuta sobre a importância de moderar o consumo de sal na alimentação diária. Considerando, as tradições gastronômicas do Brasil, o uso do sal é indispensável na maioria dos pratos salgados.
A grande dificuldade que as empresas de alimentos vem enfrentando em relação à redução de sódio é manter o sabor e a qualidade dos produtos. Preservar o perfil do produto original é muito importante. Nesse sentido, há de se fazer a seguinte reflexão: reduzir o sódio nos alimentos seria mesmo uma medida eficaz se o consumidor percebesse a diferença e colocasse o sal por conta própria? Essa possibilidade aponta para a necessidade de um trabalho de educação do consumidor, o qual também não deixa de ser responsabilidade da indústria de alimentos.
Por isso a indústria tenta, a cada dia, inovar para apresentar produtos saudáveis e, ao mesmo tempo, saborosos. Chegar a um bom resultado é um processo que envolve teoria, prática e tecnologia.
Uma grande aliada para as marcas é empresas que prestam consultoria em alimentos, que atuará em conjunto com vários setores dentro das empresas, como, embalagens, tabela nutricional , POP, BPF, entre outros, auxiliando na compreensão de todos os aspectos envolvidos no processo de redução de sal, para assim, ter um melhor direcionamento sobre quais medidas adotar. Prestando serviços, a EMPEA saberá aconselhar na execução de projetos com conhecimento científico, táticas e inovações.