Por: Vitor Costa Dalagna
Com 7.6 bilhões de habitantes no mundo, sendo atingido em 2016, a pecuária se tornou um grande obstáculo na produção, aumentando a área de criação e a demanda a cada ano. Com aumento da demanda e uma exigência cada vez maior na qualidade da carne e preocupação com a vida do animal, novas atitudes e critérios surgem para prezar um melhor produto e o bem estar em vida do animal trazendo uma criação mais higiênica, com manejo seguro, alta tecnologia e próxima do ideal.
O que é o bem estar animal? Visto de maneira simples, o bem estar está relacionado a qualidade de vida e conforto que são oferecidos antes do abate, trazendo através de pesquisas o necessário para a zona de conforto de cada espécie e grupo o qual está sendo trabalhado, afastando-os de traumas e medos, deixando-os em conforto térmico, com alimentação nutritiva e livre de sede, longe de qualquer insegurança ou atrito, conseguindo trazer a verdadeira expressão do animal no seu meio. O surgimento da preocupação com os cuidados necessários para o zelo com os animais vem sendo visto desde 1960, com a criação de bovinos e suínos, o qual perceberam a presença de sentimentos nos animais com mais profundidade, visto hoje como algo mais comum, estudos surgem para prezar por esses animais antes e após o abate.
Para prezar pelo bem estar animal, algumas coisas são melhoradas e buscam cada vez mais condições para o animal, como:
Instalações: Tornando mais tecnológicas, seguras e confortáveis, essas instalações são responsáveis pela proteção dos animais, trazendo qualquer ambientação possível para o conforto e uma estadia satisfatória, livrando de estresse e traumas, quanto mais tranquilo e próximo do cotidiano do próprio animal, sendo extremamente higiênicas e amplas visando tanto a produção como a qualidade aumentada de cada produto.
Nutrição especializada: Com uma boa alimentação, o amadurecimento de sabores e notas na carne, são simples de conseguir, uma boa dieta traz importantes benefícios para o crescimento do animal, tanto quanto traz tranquilidade e confiança ao comer, a satisfação do animal transparece na carne e a torna mais saborosa e macia, combinando com uma boa instalação, são os dois pontos que mais mudaram e trazem resultados na criação.
Medicação: O uso de remédios e medicações são de extrema importância para o animal não contrair qualquer doença e aumentar a confiança ao consumidor, quanto melhor for estabelecido a saúde, melhor vai ser o resultado nas vendas, e consequentemente a produção terá um fluxo melhor diminuindo as preocupações.
Capacitação de trabalhadores: um profissional capacitado, consegue trazer melhores resultados e entendimento da criação, novos métodos surgem e novas capacitações também, assim como o fluxo de mercado aumenta, os conhecimentos e técnicas tem que acompanhar junto, obtendo mais confiança no negócio e em como a criação foi bem estruturada. Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto entre em contato conosco.
Referências:
[1] LONAX, Blog de Agronegócio. Bem-estar animal: o que é, qual sua importância e como garanti-lo? – Lonax. Disponível em: <https://lonax.com.br/blog/bem-estar-animal-o-que-e-qual-sua-importancia-e-como-garanti-lo/#:~:text=A%20sa%C3%BAde%20dos%20animais%20tamb%C3%A9m>. Acesso em: 31 jan. 2023.
[2] MIOSO, Lissandro Stefanello. Bem-estar-animal: sua importância para gerar bons resultados | MilkPoint. Disponível em: <https://www.milkpoint.com.br/empresas/novidades-parceiros/bemestaranimal-sua-importancia-para-gerar-bons-resultados-209882/>. Acesso em: 31 jan. 2023.
[3] VACCINAR, Nutrição e saúde animal. Bem-estar animal: conheça os benefícios que geram para a produtividade. Disponível em: <https://nutricaoesaudeanimal.com.br/importancia-do-bem-estar-animal/>. Acesso em: 31 jan. 2023.