Por: Douglas Rodrigues
Você sabe o que é a ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação do sistema em uma organização. O objetivo é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços oferecidos pela empresa seguem certo padrão de qualidade, além de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.
Qual tipo de empresa pode aplicar a ISO 9001?
Qualquer empresa pública ou privada, desde as de grande porte até às micro e pequenas empresas podem obter a certificação da ISO 9001, independente do seu setor, produto ou serviço oferecido.
Esse documento é um recurso valioso para as empresas que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de seus clientes.
A norma pode ser aplicada em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional ISO 45001, de meio ambiente ISO 14001 e ISO 27001.
Qual método é utilizado na ISO 9001?
A ISO 9001 utiliza o método de PDCA (Plan-Do-Check-Act) que consiste em abordar metodologias que permitam a produção de processos de planejamento nas organizações onde será aplicada a ISO, oportunizando melhorias nas interações, processos, produtos e serviços.
O PDCA é uma ferramenta baseada na repetição, isto é aplicar repetidas vezes nos processos a procura de melhorias e agilidade no serviço, este se mostra muito versátil em todos os ramos, assim se tornando aplicável em várias áreas de atuação, pois está destinado a tornar processos de gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos.
Quais conhecimentos a empresa precisa saber para a aplicação?
A empresa precisa conhecer bem seus processos de fabricação ao ponto de determinar o conhecimento necessário para a operação de seus serviços, este conhecimento deve ser sempre claro e disponível para acesso dos auditores.
Existem dois tipos de fontes de informações: internas e externas, as fontes internas são de pessoas dentro da empresa, que tem o conhecimento e experiência de todo o processo, que vê os erros e tenta consertá-los, recebe feedbacks e compartilha seu conhecimento, com foco na melhoria dos serviços, já as fontes externas são os feedbacks de clientes, conversas com outras empresas do mesmo ramo e conferências.
A partir dos conhecimentos adquiridos pela empresa, a implementação correta das normas da ISO 9001 pode alavancar significativamente o processo de sua produção, uma das principais vantagens que ela oferece é a redução de custos e como consequência o aumento da rentabilidade. Além disso, com a aplicação das normas é necessário criar um fluxo de informações que transitam pelos setores da produção de maneira mais organizada. Assim se torna possível identificar erros que travam o sistema de maneira mais eficiente e rápida.
Podemos notar que a implementação da ISO 9001 em sua empresa proporciona vários benefícios, e nós da EMPEA Consultoria podemos ajudar com todos os passos necessários. Então, se você deseja alavancar o seu negócio entre em contato conosco!