Por: Jovana De Deus Ramos
Como brasileiros fiéis, não abrimos mão do delicioso café, não é?
Quem resiste ao cheirinho de café de manhã ou no meio da tarde? Para muitas pessoas, tomar um cafezinho é uma das coisas mais gostosas que há, algo beirando como um vício. E razões para isso não faltam, o café talvez seja a bebida mais consumida no mundo inteiro. Mas você já pensou que as preciosas borras de café que os fabricantes vendem ao mercado não vêm com a famosa lista de Informações Nutricionais? Pegue seu café e venha conosco!
O que é a tabela nutricional?
Uma tabela nutricional é um conjunto básico de informações sobre os ingredientes de um alimento. Além disso, deve mostrar a quantidade do nutriente que fornece em proporção à Ingestão Diária Recomendada (IDR). Dessa forma, podemos usá-lo como uma ferramenta que pode nos ajudar a entender mais sobre os alimentos que ingerimos.
É também um elemento importante de comunicação entre produtos e consumidores. Então, seu propósito é fazer coisas boas para nós! Ou seja, o rótulo nutricional é um fator muito importante para comprovar se um alimento é realmente saudável. Aparece no verso da embalagem e é fundamental nos rótulos dos alimentos.
Resumindo: os gráficos nutricionais são usados para mostrar dados nutricionais que nos ajudam a iniciar (ou manter) uma dieta saudável. E, melhor ainda, que aproveitemos os produtos industrializados. Afinal, por que excluir se podemos controlar?
Isenção da tabela nutricional dos alimentos
Nem todos os alimentos devem obedecer a esta tabela. Você sabe por quê?
A ANVISA determina que a maioria dos produtos alimentícios devem ter lista de alimentos, mas exclui alguns produtos da obrigatoriedade. Ela garante que algumas informações devem estar sempre presentes nas embalagens dos produtos industriais como por exemplo: lista de ingredientes, país de origem, prazo de validade, tamanho do lote, entre outros. Mas não está presente em todos os alimentos comestíveis. Então entenda que existe uma pequena lista que não precisa incluir tabela nutricional, como as famosas marmitas feitas pelos restaurantes.
Portanto, a Resolução RDC 230/03 estabelece que o cumprimento desta regulamentação é obrigatório para todos os produtos embalados sem a nossa presença (consumidores) e vendidos para consumo por um longo período de tempo.
Quer saber mais sobre a tabela nutricional? Recentemente, escrevemos sobre https://empeaconsultoria.com.br/importancia-da-rotulagem-nutricional-declarado-nas-embalagens-de-alimentos/, onde conversamos mais detalhadamente sobre esse elemento tão importante de estar presente nas embalagens. Acesse e amplie os seus conhecimentos!
O famoso café
Claro, há um dia para comemorar. 14 de abril é o Dia Mundial do Café.
O café é uma bebida feita a partir da torrefação dos grãos de café, o processo começa com a seleção e separação dos grãos e é aqui que ocorre a torra, onde os grãos devem ser levados a temperaturas muito altas! Isto deu origem ao popular estimulante, que normalmente contém 40 mg de cafeína por 100 g.
O Brasil é o principal produtor, sendo Minas Gerais o estado de maior destaque. O país é responsável por 46% da safra 2021, segundo a Conab. Além disso, segundo o Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais (MAPA), a cadeia produtiva do café é responsável pela criação de mais de 8 milhões de empregos no Brasil.
Enfim, o café não tem tabela nutricional?
Segundo a IN n° 75/2020, o café assim como o chá e as especiarias podem ser isentos dos requisitos de rotulagem nutricional, desde que não sejam adicionados ingredientes que agreguem valor nutricional significativo ao produto.
O Anexo IV desta Instrução Normativa estipula as tais “quantidades insignificantes”. Agora, caso haja uma quantidade significativa de nutrientes presentes no produto, será preciso um rótulo com a informação nutricional. Dessa forma, fique tranquilo: não é exigido rótulo para aqueles cafés simples que possuem quantidades de nutrientes “insignificantes”.
Ou seja, não é todo café que não tem tabela nutricional. Porém, por mais que o produto esteja isento da rotulagem com informações nutricionais, a tabela nutricional poderá ser fornecida de livre e espontânea vontade. Aliás, é uma boa recomendação, porque alguns consumidores buscam mais informações sobre como o produto foi fabricado e isso aumenta a transparência entre produtor e consumidor, criando assim um vínculo.
Então, abaixo demonstramos a você uma média de componentes do café, em 20g/porção:
Os benefícios do café
Você sabia que tomar café regularmente, como 3 xícaras por dia, pode trazer uma série de benefícios para a sua saúde? Separamos 12 benefícios que o café traz a nossa saúde:
Ele melhora seu fígado e o deixa mais saudável: Poucas pessoas sabem disso, mas beber café preto realmente melhora o seu fígado. Pesquisas mostram que pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm chance 80% menor de ter cirrose do fígado. A pesquisa mostra também que quem bebe esta mesma quantidade tem 40% menos risco de desenvolver câncer de fígado.
Beber café deixa você mais inteligente: A cafeína, um dos principais ingredientes do café, é um poderoso estimulante psicoativo. Quando você bebe café, algumas dessas substâncias entram no cérebro e iniciam uma série de reações químicas que fazem o cérebro funcionar mais rápido, melhorando o humor, a energia, a memória, o tempo de reação e a função cognitiva geral.
Promove o metabolismo: Isto é para pessoas que querem perder alguns quilos. A cafeína, um dos ingredientes associados à queima de gordura, está presente em quase todos os suplementos para perder peso.
Possui nutrientes importantes: O café é uma importante fonte de antioxidantes. Ele contém uma série de nutrientes, como vitaminas B2, B3, B5 e, manganês, magnésio e potássio.
Café reduz o risco de diabetes tipo 2: Algumas pesquisas mostram que o consumo diário de café reduz em média de 7% no risco de diabetes para cada xícara diária.
Reduz o risco de Parkinson: O Mal de Parkinson está associado à queda dos níveis de dopamina do organismo. A cafeína tem o efeito de aumentar os níveis de dopamina no cérebro. Estima-se que quem bebe café regularmente diminui de 32% a 60% a possibilidade de desenvolver a doença.
Beber café combate a depressão e também deixa você mais feliz: A dopamina não previne só o Mal de Parkinson, ela também é muito conhecida como a “substância do prazer”.
Reduz o risco de vários tipos de câncer: Além de diminuir o risco de câncer de fígado, como já citado aqui, o café também reduz as chances de câncer de intestino. O café também reduz o risco de câncer da pele, particularmente em mulheres, em cerca de 20%.
Reduz o seu risco de doença cardíaca: Sabia que quem bebe café regularmente têm 20% menos risco de derrame e geralmente têm taxas mais baixas de doenças cardíacas? Pois é, como a cafeína aumenta o ritmo cardíaco, o café é ótimo para a saúde cardiovascular.
Café deixa seu organismo limpo: O café é um ótimo diurético. O corpo humano muitas vezes elimina as bactérias e vírus prejudiciais através da urina, e beber café aumenta este processo natural.
Café te deixa mais calmo quando está com sono: Isso acontece porque o aroma do café altera a composição de uma proteína no cérebro que está associada com o estresse, esse estresse especificamente está aliado à privação do sono.
Reduz a probabilidade de doenças relacionadas à demência e à doença de Alzheimer: O café geralmente melhora a memória devido aos efeitos da cafeína em vários neurotransmissores do cérebro. À medida que sua memória melhora com o tempo, especialmente com a idade, suas chances de desenvolver alguns tipos de demência e doença de Alzheimer também diminuem. Como você pode ver, existem muitos motivos para saborear uma xícara de café sem se sentir culpado. Porém, como tudo na vida, o café deve ser consumido com moderação, apesar de oferecer muitos benefícios.
Posso substituir o café em refeições?
Parece o arremate perfeito de qualquer refeição, porém não o mais saudável. A explicação é simples: o café possui compostos químicos, como os taninos e a cafeína, que interferem na biodisponibilidade de certos nutrientes que ingerimos por meio da alimentação. Então, mantenha o equilíbrio e tenha uma alimentação de qualidade.
Como a EMPEA Consultoria pode te ajudar?
Com este artigo queremos te apresentar um pouco mais sobre essa bebida tão presente em nossa vida: o famoso cafezinho. Nós da EMPEA Consultoria fornecemos serviços na área de alimentos com um vasto portfólio, e grandes estudos sobre tabela e rotulagem, procurando sempre o melhor atendimento para nossos clientes. Entre em contato e agende gratuitamente uma reunião de diagnóstico. Afinal, o café é a cara do Brasil.
Referências:
Disponivel em:https://perguntas.tabelanutricional.com.br/>. Acesso em: 24 out. de 2023
Disponivel em:https://alimentosjunior.com.br/6081/>. Acesso em: 24 out. de 2023
Disponivel em: https://pt.quora.com/Por-que-caf%C3%A9-n%C3%A3o-tem-valor-nutricional-se-vem-de-uma-semente-Por-que-n%C3%A3o-%C3%A9-considerado-alimento>. Acesso em: 24 out. de 2023
Disponivel em: https:https://empeaconsultoria.com.br/importancia-da-rotulagem-nutricional-declarado-nas-embalagens-de-alimentos/>. Acesso em: 24 out. de 2023
Disponivel em: https://www.redeprimavera.com.br/leitura/916/12-beneficios-do-cafe-provados-cientificamente.-seu-cafezinho-so-te-faz-bem!.htm>. Acesso em: 24 out. de 2023
Disponivel em: https://www.polodoscafes.com.br/6-curiosidades-sobre-o-cafe-que-voce-possivelmente-nao-imag>. Acesso em: 24 out. de 2023