Por: Nathalia Gouveia Botan
Você deve incluir acerola na sua alimentação, pois ela é uma das principais fontes naturais de vitamina C, ou ácido ascórbico, e carotenoides, além de se destacar como antioxidante, o que a eleva ao campo dos alimentos funcionais, já que esse ácido ascórbico e as antocianinas ali presentes têm capacidade de capturar radicais livres no corpo humano. Além disso, atribui benefícios na redução do risco de algumas doenças crônicas não transmissíveis como o câncer e doenças cardiovasculares.
É justamente por isso que essa fruta vem ganhando espaço na mesa do consumidor, contribuindo com uma melhor alimentação, visto que possui alta capacidade nutricional e vitamínica, além de possuir propriedades antifúngicas e antianêmicas, considerando ainda que a acerola é a fonte mais barata de vitamina C no Brasil.
Vale salientar que os seres humanos não sintetizam o ácido ascórbico a partir da glicose, devido à deficiência da enzima L-gulono-γ-lactona oxidase, que é envolvida na síntese da vitamina C. Logo, é preciso adquirí-la na dieta alimentar, como através de suco e sorvete, que são fonte excepcional dessa vitamina, já que, por exemplo, uma xícara de suco puro contém, aproximadamente, de 1 até 5 gramas dela. Ainda, na sua forma natural, fresca, 100 gramas de acerola fornece 2,033% da Dose Diária Recomendada (RDA) de vitamina C, além de 28,76% de vitamina A necessária para um adulto.
Como a acerola é uma fruta muito perecível, deteriorando-se em poucos dias, é possível congelá-la sem perder o teor de vitamina C, enquanto que congelando a polpa o teor de vitamina C é perdido lentamente. Destaca-se, ainda, que o suco de acerola contém 40 a 80 vezes mais vitamina C do que o suco de limão ou laranja.
Os benefícios da acerola
Como percebido, a acerola traz diversos benefícios a saúde, como a melhora da imunidade e prevenção do escorbuto, tudo devido à alta quantidade de vitamina C presente. Além disso, ajuda a manter a saúde da pele, em razão da vitamina C auxiliar na produção de colágeno, combater a anemia por conta de ser rica em ferro e, ainda, é benéfica para a visão em virtude da grande quantidade de vitamina A, melhorando a sensibilidade à luz e prevenindo diversos problemas relacionados à visão.
Os benefícios não acabam por aqui, pois, por ser rica em fibras, a acerola é uma ótima aliada da saúde intestinal e, ainda, contribui com o sistema cardiovascular em virtude dos antioxidantes que auxiliam na redução do colesterol, bem como ajuda no controle da pressão arterial por ser rica em potássio. Os antioxidantes nela presentes ainda atuam nos níveis de açúcar presentes no sangue, colaborando para mantê-los em níveis normais. Aponta-se ainda que a acerola é uma das frutas menos calóricas.
A acerola na indústria
Como visto, a acerola vem ganhando atenção e, consequentemente, os produtos oriundos dela vêm sendo cada vez mais utilizados na indústria alimentícia, como, por exemplo, em barras de cereais, alimentos lácteos e na composição de bebidas, como é o caso no enriquecimento de sucos e néctares de outras frutas, não se esquecendo também da sua forma em polpa.
Como já dito, a acerola se destaca como antioxidante e, dessa maneira, atua industrialmente com essa função sobre diversos alimentos, protegendo o aroma e cor.
Ainda nesse contexto, a acerola é utilizada em suplementos alimentares, medicamentos fitoterápicos e produtos cosméticos para cuidados da pele e cabelo, devido a sua rica composição em flavonoides.
Muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas sobre o uso dessa poderosa fruta, sendo assim, ela ainda tem muito o que ser explorada para contribuir com seus produtos no cenário comercial.
Se você se interessou pelo assunto e busca inovar no mercado alimentício, a EMPEA Consultoria presta serviços de desenvolvimento de novos produtos, análise sensorial, regulamentação, entre outros, entre em contato conosco.