Por: Renata Letícia Akina Yoshii
Com a exigência dos consumidores em relação a qualidade dos alimentos e devido a alta competitividade do mercado, muito vem sendo abordado a questão da inovação e sua importância nesse ramo. Através dela é capaz de captar novos modelos de mercado para as empresas.
Investir em inovações tecnológicas e desenvolvimento de novos produtos no ramo alimentício resulta na melhoria da eficiência, produtividade, aumenta a taxa de retorno e também estabelece uma fidelidade da marca e do consumidor, gerando assim credibilidade.
O desenvolvimento de um novo produto está relacionado a criação ou melhoramento de alimentos, com características diferentes dos produtos anteriores que pode possuir uma qualidade melhorada.
Nesse ponto, vale a pena resgatar que o processo de inovação contempla além da geração de um novo produto ou processo, as fundamentais etapas de adoção e difusão desses bens ou tecnologias no mercado. Esse processo ocorre através da compreensão de oportunidade para venda de determinado produto. Uma das formas de analisar que tipo de produto encaixa nesse meio é mapear tendências para alcançar de modo seguro a satisfação dos clientes, realizando pesquisas de mercado.
Lembrando sempre que a inovação precisa estar diretamente alinhada com as regulações sanitárias e leis específicas para adquirir a segurança alimentar, pela ANVISA e pelo MAPA. A ajuda de consultorias nesse caso é sempre válida.
Possui interesse em desenvolver um novo produto no ramo alimentício? Entre em contato com a EMPEA Consultoria e marque uma reunião conosco sem compromisso!