Por: Leonardo Augusto
Pois bem, é extremamente importante estar sempre bem atento a tabela nutricional, juntamente com a lista de ingredientes, pensando em consumo próprio, para crianças e idosos e para outras pessoas é sempre bom estar ciente desses pontos, já que ambos andam juntos e com isso são usados para enganar nós, consumidores.
Para entender isso é necessário compreender que a tabela nutricional representa uma fração bem pequena do produto, por isso sempre vemos em embalagens de biscoitos, como um exemplo, ‘tabela referente a porção de 30g (3 biscoitos)’, isso é de acordo com a porção caseira daquele roduto.
Quem define a tabela nutricional para os alimentos abaixem a porção do produto para que a tabela apresente valores muito baixos, como quando encontramos 0% de gordura trans em alguns produtos, quando na realidade essa porcentagem não significa que o mesmo não apresenta nada dessa gordura.
Para entender a importância de ler e estar sempre atento com a informação nutricional dos produtos, a “Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos” da ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), diz logo na sua apresentação: “A importância da rotulagem nutricional dos alimentos para a promoção da alimentação saudável é destacada em grande parte dos estudos e pesquisas que envolvem a área da nutrição e sua relação com estratégias para a redução do risco de doenças crônicas”.
Portanto, sabendo o que você está comendo você tem muito mais controle da sua situação de saúde e consciência em relação a ter uma alimentação mais balanceada e assim, controlando melhor as refeições, aumentando a qualidade das mesmas.
Agora falando mais especificamente sobre tabelas nutricionais e afins, como já foi escrito nesse blog, a rotulagem de alimentos são obrigatórios a todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente, que irá consumir posteriormente.
E nessas informações é destinada a informar ao consumidor sobre propriedades nutricionais de um alimento. É obrigatória a declaração do valor energético e dos seguintes nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio.
Se interessou em fazer uma tabela nutricional? Ou conhece alguém que precise? Ou ainda pensa em outras coisas para seu negócio? Então está lendo isso no lugar certo, entre em contato conosco da EMPEA Consultoia para tirar qualquer tipo de dúvida nesse e outros assuntos.
3 Comentários
Muito bom o artigo, pesquisando sobre esse assunto na
internet encontrei aqui algumas das informações que
procurava. Gostei obrigado!!!
Otimo artigo, já estava desistindo de encontrar algo na
internet encontrei aqui algumas das informações que
procurava. Obrigado!!!
Sou a Monique De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.