Por: Eduardo Bortolo Valle Silva
Saúde com muito sabor e refrescância
O tereré é uma bebida fria, feita a partir da erva-mate e apreciada principalmente nos meses mais quentes do ano. Especialistas no assunto, afirmam que o surgimento da bebida deu início no Paraguai, mas que povos Guaranis já consumiam antes mesmo do período de colonização européia na América do Sul. No Paraguai, o tereré ganhou até um dia comemorativo em sua homenagem, no último sábado do mês de fevereiro.
No verão, o tereré é uma das bebidas mais consumidas pelo povo brasileiro, principalmente em regiões mais quentes. Seu consumo é caracterizado pela presença de cuia, bomba para tereré, erva-mate e água extremamente gelada. O mate, além de ser uma bebida leve, saudável e extremamente nutritiva, pode ser ingerido com diferentes líquidos gelados, como sucos e também uma mistura de água com limão, dando mais sabor à essa bebida maravilhosa.
Benefícios do tereré na saúde humana
O tereré, além de ser uma bebida muito saborosa e refrescante, traz muitos benefícios à saúde humana quando consumido.
A erva mate é rica em vitaminas B, C e E, uma inibidora natural de apetite, e também possui cafeína na sua composição nutricional, que age na circulação sanguínea.
Tereré auxilia no emagrecimento? Sim! Realmente, estudos comprovam que o consumo do tereré ajuda na perda de peso. Isso se dá, pois a erva tem um efeito termogênico, ou seja, eleva a taxa metabólica basal do indivíduo. Sendo assim, o corpo humano passa a gastar mais calorias naturalmente. O efeito estimulante da cafeína também contribui dando mais disposição e energia para a prática de atividades diárias e físicas. Além disso, como é uma bebida à base de água, seu consumo ajuda a bater as quantidades necessárias de ingestão de água diariamente, evitando assim, a retenção líquida.
Combate doenças? Sim! A erva-mate é rica em antioxidantes. Essas substâncias são responsáveis por retardar e prevenir o envelhecimento celular precoce. O nível de antioxidante presente na erva é 90% maior que no chá verde, tal fato fez com que a indústria cosmética passasse a usar a erva-mate na composição de seus produtos.
A erva-mate limpa e tira toxinas do seu corpo, pois é um excelente diurético natural. O efeito diurético provoca a eliminação de líquidos, e é através dessa eliminação que fazemos a “limpeza” do nosso corpo.
Além de todos esses benefícios, a ingestão do tereré provoca uma redução dos níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos. De acordo com uma pesquisa realizada pela UFSC, reduz cerca de 10% – 12% dos níveis de colesterol ruim (LDL) do nosso corpo.
E não para por aqui! O consumo do tereré pode prevenir o mal de Parkinson, facilita a digestão, melhora a memória e desenvolve faculdade mentais, regulariza a respiração, aumenta a força muscular, tonifica o sistema nervoso e melhora o humor.
Mas atenção, como todas as coisas, também devemos ter alguns cuidados especiais com o consumo excessivo do tereré. Como há alguns estimulantes na erva-mate, o consumo exagerado pode causar alguns problemas pra quem sofre de insônia e ansiedade. Além disso, pode ser perigoso para os hipertensos, pois quando consumida em excesso, pode elevar a pressão sanguínea do nosso corpo.
Depois de ler esse texto e conhecer todos os benefícios do tereré, o que acha de consumi-lo diariamente? Além de ter um sabor único e irresistível, é um grande aliado à saúde humana e qualidade de vida. E nada é mais importante do que nossa saúde, não é mesmo?