Por: Felipe Veiga
O tofu é um alimento rico em proteínas e nutrientes. Com origem há mais 2000 anos na China, criado acidentalmente (como se diz lenda) a partir da mistura do leite de soja fresco e nigari, um composto rico em cloreto de magnésio. O tofu tem o dobro de proteína que qualquer tipo de carne e não tem colesterol ou gordura saturada. É uma base com gosto suave que pode ir muito bem em pratos doces e salgados, é conhecido como “queijo de soja” e considerado por muitos um “queijo vegetal”. Possui uma textura firme, parecida com a do queijo, pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, misturado com cebolinha ou cebola; pode ser moldado e frito em bolinhas, simplesmente cortado em cubos, frito e saboreado com gengibre ralado e molho de soja ou até mesmo fermentado.
O tofu pode proporcionar significativos benefícios para a saúde, como fornecer todos os aminoácidos essenciais (proteínas), nutrientes, prevenir alguns tipos de câncer, entre outros. A sua composição a base de soja contém compostos vegetais naturais chamados isoflavonas. Essas isoflavonas funcionam como fitoestrógenos, o que significa que podem se ligar e ativar os receptores de estrogênio no corpo. Podendo trazer benefícios para o corpo como: podem reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos e melhorar sua elasticidade, influencia o ciclo menstrual positivamente, controla o nível de açúcar no sangue, entre outros benefícios provenientes da soja.
Por um outro viés, o tofu é feito a partir da soja, algumas pessoas relacionam o consumo de tofu com o maior desmatamento das florestas, transgenia e uso de agrotóxicos. Entretanto, a maior parte da devastação florestal causada pelo plantio de soja é resultado do consumo de carne, já que produzir ração animal demanda uma quantidade de soja maior do que a que seria necessária para o consumo humano direto, como no caso o tofu.
Como todos os alimentos de origem vegetal, o tofu necessita de cuidados pois contém antinutrientes, que podem reduzir a absorção de minerais como cálcio, zinco e ferro. Outro problema que as pessoas podem encontrar ao consumir exageradamente tofu são as pedras nos rins ou na vesícula biliar devido a grande quantidade de oxalatos encontrado no alimento.