Por: Julia Castilho Zancheta
Ao escolher um produto na prateleira do mercado, você já se deparou com alguma nomenclatura muito difícil? Ou ainda, já comprou algo sem ao menos ter noção do que estaria consumindo?
Um conselho que existe na atualidade é: nunca comer algo que sua avó não conhecesse. Sabe porquê?
De acordo com a Legislação do Brasil, Aditivos Alimentares consistem em: “substâncias intencionalmente adicionadas aos alimentos com o objetivo de conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, desde que não prejudique seu valor nutritivo”. Logo, esses compostos químicos não são introduzidos na alimentação com o objetivo de nutrir, e sim, aumentar a vida de prateleira da mercadoria.
Dica 1: Ao observar o rótulo do produto desejado, priorize por aqueles que tenham aditivos como últimos ingredientes, visto que, os itens aparecem em ordem decrescente de concentração no alimento.
Dica 2: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divide os alimentos em categorias e subcategorias em sua legislação, cada um contendo os compostos químicos permitidos dentro das normas, portanto, se algum nome muito estranho aparecer, é aconselhável, pesquisar sobre tal substância e se ela é permitida naquele produto.
Dica 3: Pode-se evitar aditivos consumindo produtos orgânicos ou in natura. Além disso, se sua vida está muito corrida, diversas marcas já tem produtos industrializados com aditivos ou corantes naturais!
No Brasil existe uma cultura plantada pela indústria de muitos excessos, do fast e do prático, mudar esses conceitos é muito difícil. Porém, cultivar uma alimentação melhor só depende de um pouco de treino!
Não pense que passar um tempo a mais no supermercado, lendo sobre o que você compra, é perda de tempo, ou ainda, que passar em uma feirinha de produtos orgânicos vai te custar mais caro. Investimento em saúde, não se dosa, faça o melhor para você mesmo.
Por fim, se você é comerciante, tendo um restaurante ou uma linha de produção, é primordial INOVAR! O mercado muda, e as demandas de ontem, já não são as mesmas que as de hoje. Já pensou em trazer produtos com corantes naturais para o seu negócio? Ou ainda, acrescentar óleos essenciais derivados de especiarias ou frutas como o limão, para substituir seus conservantes químicos? Temos a solução para você, entre em contato com a EMPEA!