Por: Giovana Gubolin
Quando o assunto é adoçante natural, as melhores opções hoje são os Polióis e a Stévia, que além de adoçarem os alimentos também fornecem benefícios à saúde.
Os polióis são açúcares de álcoois , resultantes da hidrogenação do açúcar. Esse adoçante natural está presentes em frutas, vegetais, cogumelos, algas, microorganismos, etc. Os mais comuns são: sorbitol, manitol, isomaltitol, maltitol, xilitol e eritritol. Eles podem ser consumidos por diabéticos, pois sua via de metabolização é independente da insulina. Porém, a maioria por sua característica higroscópica, podem ter o efeito laxativo, causar gases e desconforto abdominal se consumido em excesso.
O xilitol tem aparência e gosto bem parecido com o do açúcar, mas não é absorvido pelo corpo durante a digestão. Ele possui 2kcal/g, ou seja, metade do valor calórico da sacarose. Além de apresentar um baixo índice glicêmico (não provoca picos de insulina). Destaca-se por seu baixo valor calórico e por suportar altas temperaturas, sendo muito utilizado na culinária, preparações de doces e bebidas.
O eritritol apresenta 70% da doçura do açúcar e é o menos calórico dos polióis, possui aproximadamente 6% das calorias da sacorose (0,3 a 0,4kcal/g). O adoçante não contribui para a formação de cáries e é benéfico para diabéticos, por não elevar os níveis de glicose ou insulina no sangue. Além disso o eritritol é rapidamente absorvido pelo intestino delgado, porque detém de uma cadeia curta e estudo demonstram que não é fermentado pelo corpo humano. Por conta disso, é o único que não causa diarreia e flatulência como os demais polióis. Desde 1990, o eritritol é produzido e adicionado a doces, chocolates, gelatinas, gomas de mascar e substitutos do açúcar para fornecer doçura, melhorar sabor e textura de alimentos industrializados.
A Stévia é extraída de uma planta nativa da América do Sul, a Stevia rebaudiana. Seu uso como adoçante natural e erva medicinal começou a séculos atrás, pois suas folhas fornecem uma doçura natural. Tem capacidade de adoçar 300 vezes mais que o açúcar comum, não possui calorias e é diurética, também apresenta ação hipoglicêmica, ou seja, estimula a secreção de insulina, reduzindo a taxa de glicose no sangue. Assim alimentos com Stévia podem ser um aliado na dieta de diabéticos. Hoje em dia a Stévia tem grande importância e atratividade porque ela não é digerida e nem metabolizada, logo não obtemos calorias. Além de não sofrer modificações no trato intestinal. A Stévia vem sendo muito utilizada em diversos produtos industrializados e tem boa aceitação no mercado, porém sua única desvantagem é que ela pode deixar com um gosto residual amargo nos alimentos.
Sabemos que praticamente 100% da população consomem adoçantes, seja de forma direta adicionando aos alimentos ou em produtos que já vêem adoçados. Desta forma, fique sempre atento aos rótulos e prefira os naturais, por serem mais seguros à saúde e livre de substâncias químicas sintéticas.
Quer saber mais sobre adoçante natural e como isso pode agregar no seu produto? Conheça a EMPEA Consultoria!