Por: Bruna Kaori
A Erva Mate (Ilex paraguariensis) é uma planta que há muito tempo tem uma grande presença na cultura, principalmente, gaúcha e na região Sul do Brasil. Sendo consumida na forma de chimarrão, tererê, chá mate e bolo de erva mate. Mas saiba quais são os benefícios que ela pode trazer ao consumir um litro da erva mate de alguma dessas formas por dia, antes,durante ou após as três principais refeições do dia.
Ela possui cafeína, teofilina, teobromina, ácidos fólicos, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E, por este motivo atua como antioxidante, diurético,laxante suave e estimulante. A erva-mate possui também propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.
Os antioxidantes podem controlar o nível de radicais livres, que quando este está em excesso no nosso organismo, pode causar doenças degenerativas como o envelhecimento precoce, alguns tipos de cânceres, mal de Parkinson, Alzheimer, entre outras coisas. Outro ponto comprovado, é que a planta pode diminuir cerca de 13% do colesterol ruim, além disso, notaram que ela consegue baixar os níveis de glicose no sangue em uma média de 17%.
Uma outra substância presente são os alcaloides, que também causam benefícios para nossa saúde, dentre elas, a ação diurética, ação estimulante do SNC e ação termogênese.Além dessas vantagens, ela também oferece mais resistência física,colaborando com a aceleração do metabolismo, e assim o corpo consome de maneira mais rápida os carboidratos.
Vocês conseguiram imaginar algo relacionado com essa planta ? Pois além dos benefícios que ela pode trazer para o nosso corpo, ela também pode ser a matéria prima usada para muitos alimentos, bebidas e até produtos de beleza.Se tiver algo em mente e precisar de ajuda, entre em contato!