Por: Fabio Nakamura
Quando se trata de conservação de alimentos, o primeiro pensamento que nos vem na cabeça é a antiguidade. Naquela época, o homem precisava armazenar os alimentos para evitar que eles estragassem e a maior dificuldade era como conservar e armazenar os seus alimentos de forma que venha manter as características intactas, pois não contavam com todos equipamentos tecnológicos que encontramos hoje em dia.
O homem então começou a fazer experimentos sem nenhum conhecimento teórico apenas simulando alguns processos e assim foi se descobrindo métodos que fossem mais eficazes na conservação para os seus alimentos.
E hoje em dia temos vários métodos que são utilizados para conservação dos alimentos.
Os tipos de conservação de alimentos mais encontradas hoje em dia são:
Açúcar e Sal;
Pasteurização e Esterilização;
Fermentação
Congelamento e Resfriamento;
Desidratação e Secagem;
O açúcar e o Sal podem ajudar a preservar os alimentos por um período maior de tempo sem ser necessário o uso de refrigeração, evitando que o alimento apodreça.
Esse tipo de conservação age retendo a água que fica na superfície do alimento e assim acaba inibindo a reprodução de microrganismos que produzem toxinas nocivas, fazendo com que os alimentos entrem em processo de decomposição.
Exemplos de alimentos mantidos em conserva com Sal e com Açúcar
Açúcar : Frutas Cristalizadas;
Sal : Bacalhau, Carne Seca;
Processos que são realizados utilizando altas temperaturas para eliminar os microrganismos que liberam toxinas que são nocivas para nossa saúde e degradam os alimentos. A Pasteurização é a destruição de microrganismos que são causadores de doenças como processo do leite. E a esterilização ocasiona na destruição dos microrganismos que possam crescer nos tipos de alimentos que são armazenados dentro de latas. Exemplo de enlatados: Ervilhas.
No congelamento utiliza-se temperaturas negativas entre (-10°C a – 40°C).
Essas temperaturas fazem com que a água disponível nos alimentos congelados se transforme em cristais de gelo o que reduz o crescimento de microrganismo,preservando o alimento por um tempo maior. Exemplos: Pescados, aves e vegetais
Consiste em deixar o alimento acima do seu ponto de congelamento utilizando temperaturas que varia entre 0°C a 7°C, o que acaba diminuindo o crescimento de microrganismos que podem causar deterioração, prolongando a vida útil do alimento por algumas semanas.Exemplos: Ovos, leite e derivados.
Desidratação é o método mais antigo de se conservar alimentos. Ao desidratar o alimento, eliminamos a água que serviria para o microrganismo se reproduzir, assim o alimento é conservado por um período maior de tempo.Exemplos: Café solúvel, Leite em pó
Antigamente era realizada deixando o alimento exposto ao sol e ao vento, hoje em dia a tecnologia nos permite realizar a secagem nos alimentos controlando a temperatura e a umidade do local. São alimentos que possuem pouca água e é necessário um tempo maior para estragar. Exemplo: Açúcar, Arroz.
A fermentação se baseia na proliferação de alguns microrganismos que não prejudicam à saúde humana e que durante o seu metabolismo acabam gerando produtos (ácidos orgânicos, CO2) que alteram o pH de maneira que inibem o crescimento de microrganismos que decompõe o alimento. Exemplos: Leite fermentado, Iogurte.
Então, gostou do tema abordado nesse artigo? Tem vontade começar a investir em algum tipo de alimento em conserva e não sabe como iniciar? Agende um horário conosco, venha nos fazer uma visita e nos conte os seus planos, quem sabe não podemos te ajudar!